Geral
TRE/AL nega prática de nepotismo e esclarece ofício do CNJ enviado a todos os tribunais do país
O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) divulgou nesta quinta-feira (4) uma nota oficial de esclarecimento a respeito do Ofício Circular nº 5/2025, emitido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que trata da vedação à prática de nepotismo no âmbito do Poder Judiciário.
Segundo o TRE/AL, o documento foi distribuído a todos os tribunais do país, e não representa qualquer denúncia específica contra o regional alagoano. A medida tem caráter nacional e preventivo, reforçando a política de transparência e integridade que rege o serviço público.
A Corte Eleitoral também frisou que não há registro de casos de nepotismo em sua estrutura e que todos os servidores e servidoras, tanto da sede quanto dos cartórios eleitorais, assinam declarações formais no momento do ingresso e atualizações anuais, assegurando que não possuem vínculos de parentesco que infrinjam a norma legal.
A nota surge após interpretações equivocadas circularem, sugerindo que o TRE/AL estaria sob investigação por prática de favorecimento familiar, o que foi categoricamente negado pelo órgão.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados