Geral
Cientistas descobrem novo tipo sanguíneo: 'Gwada negativo'
Cientistas franceses identificaram um novo tipo sanguíneo, denominado "Gwada negativo", pertencente a uma mulher francesa da ilha de Guadalupe, no Caribe. A descoberta cria o 48º sistema de grupo sanguíneo no mundo.
O anúncio foi feito nesta semana pelo Estabelecimento Francês de Sangue (EFS) e o nome "Gwada negativo", refere-se ao local de origem da paciente na ilha caribenha:
"O EFS acaba de descobrir o 48º sistema de grupos sanguíneos do mundo!", afirmou a agência em um comunicado publicado na rede social LinkedIn. "Essa descoberta foi oficialmente reconhecida no início de junho em Milão pela Sociedade Internacional de Transfusão de Sangue".
De acordo com o estudo, o anticorpo foi identificado pela primeira em 2011, quando a paciente, então aos 54 anos, fazia exames de rotina em Paris, capital Francesa. Somente em 2019 com o sequenciamento de DNA de alto rendimento, foi possível identificar a mutação genética.
A descoberta de novos grupos sanguíneos possibilita a pacientes com tipos raros de sangue um nível de cuidado melhor o sequenciamento genético tem possibilitado a descoberta de novos tipos sanguíneos tem se acelerado nos últimos anos. O sistema de grupos sanguíneos ABO foi descoberto no início dos anos 1900.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados