Geral
Vale: Barragem Grupo, em MG, deixa nível de emergência para alerta, com estabilidade atestada
A mineradora Vale informou nesta terça-feira, 20, que a barragem Grupo, localizada na mina Fábrica, no município de Ouro Preto (MG), deixou o nível de emergência que havia sido decretado pela Agência Nacional de Mineração (ANM). A estrutura teve atestada sua "condição de estabilidade", mas será mantida preventivamente em "nível de alerta".
"A estrutura recebeu Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva, atestando a sua segurança", comunicou a empresa, em nota.
Segundo a mineradora, as condições de segurança da estrutura foram reforçadas por obras de escavação do maciço e remoção de alteamentos a montante da barragem.
"O processo de descaracterização já permitiu a remoção de mais de 1,78 milhão de metros cúbicos de rejeito até o momento, o que corresponde a cerca de 78% do volume total que será removido", informou a Vale.
A empresa prevê que as obras de descaracterização da barragem sejam concluídas no segundo semestre deste ano. A companhia lembra que todas as barragens construídas pelo método a montante estão em processo de descaracterização, tendo suas estruturas "monitoradas permanentemente" e alvo de "ações contínuas para aprimorar a segurança". Dezoito barragens da Vale deixaram o nível de emergência desde 2022.
A barragem Grupo é uma das 13 estruturas a montante restantes em processo de descaracterização, e permanecerá agora em nível de alerta, "como medida preventiva", diz a companhia, "com acompanhamento dos órgãos competentes até que a análise da documentação seja concluída, conforme prevê a legislação".
"A Vale já está tomando as medidas regulatórias necessárias para encerrar a situação de alerta", informou a mineradora. "As principais barragens da Vale são monitoradas 24 horas por dia e 7 dias por semana pelos Centros de Monitoramento Geotécnico (CMGs) da empresa."
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados