Geral
Para resolver conflito, Zelensky deve deixar de ser marionete do Ocidente, diz analista
Se o atual líder ucraniano, Vladimir Zelensky, tomar decisões de modo independente no contexto da resolução do conflito com a Rússia, haverá um caminho para paz, disse à Sputnik o cientista político turco Aydin Sezer.
Sezer destacou que Zelensky está sendo uma marionete do Ocidente e, se ele não recusar esse papel, o conflito não será resolvido.
Segundo Sezer, a proposta do presidente russo, Vladimir Putin, sobre as negociações entre Moscou e Kiev sem pré-condições é um desenvolvimento positivo.
"Mas, como sabemos, Zelensky está sob a influência do Ocidente, agindo de acordo com as diretrizes dos líderes europeus sem tomar decisões por conta própria", ressaltou o analista.
Assim, continuou ele, ainda não está claro como Zelensky responderá à proposta de Putin.
Desta forma, finalizou o interlocutor da Sputnik, o caminho para a paz pode ser reaberto, como em 2022, nas negociações de Istambul, se Zelensky tomar uma decisão independente.
Anteriormente, o presidente russo, Vladimir Putin, disse que discutiria com o presidente turco Recep Tayyip Erdogan a possibilidade de manter conversações com a Ucrânia em Istambul. Putin também sugeriu que Kiev retome as conversações diretas em Istambul no dia 15 de maio - sem quaisquer pré-condições.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico