Geral
COP30: professor alerta sobre fatores que podem reduzir o ímpeto de investimentos verdes
O professor de economia da Universidade de Brasília (UNB) e ex-vice-presidente de Setor Privado do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Jorge Arbache, elencou nesta segunda-feira, 28, uma série de fatores que podem reduzir o "ímpeto de investimentos verdes", dificultando as negociações multilaterais.
Além da eventual redução do crescimento econômico para 2025 e nos próximos anos, ela aponta que o clima de incertezas também afeta a decisão sobre investimentos, especialmente aqueles em montante elevado e de longo prazo. Arbache participa de mesa redonda sobre COP30, promovida pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS).
Outro ponto de preocupação é a possível mudança das agendas de instituições financeiras multilaterais, incluindo Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Fundo Monetário Internacional (FMI), dos quais os EUA fazem parte.
O motivo de atenção é uma eventual saída ou alteração de prioridades com relação à agenda verde, o que poderia ter reflexos "bastante negativos", na visão do economista. "Países em desenvolvimento, incluindo os daqui da América Latina, poderão ser especialmente afetados", menciona.
Jorge Arbache argumenta que há necessidade "de dar um passo adiante". Para ele, uma das formas de acelerar a descarbonização no nível global é a agenda de comércio internacional. "Os países em desenvolvimento poderiam ter uma função importante de acelerar a descarbonização. Mas, para isso, seria necessário que houvesse uma visão global de que comércio e investimento são ferramentas para o atingimento de melhores indicadores, para os investimentos necessários para a descarbonização", defendeu.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil