Geral
Governo prorroga por 180 dias estado de emergência para gripe aviária
Baixar
A preocupação com os casos de influenza aviária de alta patogenicidade de subtipo H5N1, a gripe aviária, aqui no Brasil, levou o Ministério da Agricultura e Pecuária a prorrogar por 180 dias o estado de emergência zoossanitária.


Com a prorrogação, de forma preventiva, o Ministério da Agricultura poderá adotar medidas de erradicação do foco de forma rápida. Além disso, mobilizar recursos da União, de outros ministérios, organizações governamentais, tanto federal, como estadual e municipal, e também organizações não governamentais.
Com a medida, ficam suspensas exposições, feiras, torneios e outros eventos. O estado de emergência foi decretado em maio de 2023, quando foi registrado o primeiro caso de gripe aviária no país, em aves silvestres. Desde então, tem sido prorrogado.
Já foram registrados 166 focos da doença, sendo 163 em aves silvestres e três em aves de subsistência.
Segundo o Ministério da Agricultura, até o momento não há registro de circulação do vírus na criação comercial. Diante disso, o Brasil continua com status de país livre de influenza aviária perante a Organização Mundial de Saúde Animal, exportando seus produtos para consumo de forma segura.
Saúde Medida suspende exposições, feiras, torneios e outros eventos. Brasília 08/04/2025 - 10:41 Leila dos Santos / Rilton Pimentel Ana Lúcia Caldas – Repórter da Rádio Nacional gripe Gripe Aviária Ministério da Agricultura terça-feira, 8 Abril, 2025 - 10:41 1:32
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados