Geral
Amcham apresenta propostas para COP30 com foco em mercado de carbono e financiamento climático
A Câmara Americana de Comércio (Amcham Brasil) entregou nesta sexta-feira, 28, um pacote de 13 propostas para a COP30, que será realizada em Belém (PA), em novembro. O documento "Ambição Empresarial COP30" foi apresentado durante o COP30 Business Forum, em São Paulo, às principais autoridades envolvidas na conferência climática.
Entre as principais recomendações destacam-se a regulamentação do mercado de carbono nacional, com a implementação do Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões (SBCE); a meta de destravar US$ 1,3 trilhão anuais em financiamento climático internacional; e medidas para acelerar a transição energética, incluindo a regulamentação do hidrogênio verde e dos combustíveis sustentáveis de aviação (SAF).
"As propostas buscam contribuir para que o Brasil aproveite a COP30 para avançar nas políticas ambientais domésticas, reforçar seu protagonismo internacional e se consolidar como referência em economia sustentável", disse o presidente da Amcham Brasil, Abrão Neto.
As propostas foram construídas em diálogo com as mais de 3.500 empresas associadas à entidade, que representam cerca de 33% do PIB brasileiro.
No eixo internacional, o documento pede que o Brasil lidere esforços para garantir que todos os países apresentem Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) revisadas e mais ambiciosas até setembro. Também sugere avançar no chamado Roadmap Baku-Belém para facilitar o acesso a recursos de bancos multilaterais.
No plano doméstico, além do mercado de carbono, as propostas incluem a modernização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), a aprovação da Política Nacional de Economia Circular e a criação de incentivos para projetos de Captura e Armazenamento de Carbono (CCS).
A entrega do documento marca o início de uma série de ações preparatórias da Amcham, que incluem uma missão empresarial à Amazônia e programas de capacitação para jovens e fornecedores que participarão da COP30.
A entidade reforça que as propostas buscam equilibrar ambição climática com desenvolvimento econômico, posicionando o Brasil como protagonista na transição para uma economia verde.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados