Geral
Diploma Bertha Lutz reconhece mulheres de destaque em diversas áreas
Baixar
Um reconhecimento às mulheres que contribuíram para a defesa dos direitos femininos e para as questões do gênero no Brasil. Na próxima quinta-feira (27/3), 19 mulheres de diversas áreas irão receber, no Senado, o diploma Bertha Lutz, símbolo da luta feminista no século XX. A lista de homenageadas inclui representantes da política, da ciência, do Judiciário, da cultura, do ativismo social e do empreendedorismo.


Entre elas, as atrizes Fernanda Torres, que ganhou o Globo de Ouro e foi indicada ao Oscar por “Ainda estou aqui”, e a mãe dela, Fernanda Montenegro, também indicada ao Oscar quando atuou em “Central do Brasil”.
Serão agraciadas, ainda, a neurocientista e presidente da Rede Sarah, Lúcia Willadino Braga; além da escritora e membro da Academia Mineira de Letras Conceição Evaristo (foto), e a escritora, professora e primeira gestora do sistema de cotas para negros da Universidade de Brasília (UnB), Jaqueline Gomes de Jesus.
Destaque também para líderes que abriram caminho para a participação feminina nos espaços de poder. Entre elas, a primeira mulher negra a ser eleita deputada no Brasil pelo estado de Santa Catarina: Antonieta de Barros, que será celebrada in memoriam.
Geral Serão homenageadas 19 mulheres, em cerimônia no Senado na quinta (27). Brasília 24/03/2025 - 11:26 Nadia Faggiani / Rilton Pimentel Ana Lúcia Caldas – Repórter da Rádio Nacional feminismo mulheres Diploma Bertha Lutz Senado Fernando Torres Fernanda Montenegro segunda-feira, 24 Março, 2025 - 11:26 1:24
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados