Geral
Um terço da população mundial corre risco de desenvolver tuberculose
Baixar
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode atingir outras regiões do corpo como o cérebro, a laringe e os ossos. O dia 24 de março celebra o combate a essa doença.


A data foi criada em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch.
Segundo a OMS, um terço da população mundial está em risco de desenvolver a doença. Embora seja prevenível e curável, a tuberculose ainda mata cerca de cinco mil pessoas por ano no Brasil.
A transmissão da tuberculose pulmonar é direta, de pessoa a pessoa. Ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotículas de saliva podem ser aspiradas por outro indivíduo e propagar a doença. Cansaço excessivo e febre baixa, geralmente no período da tarde, são alguns dos sinais mais frequentes.
A vacina BCG é obrigatória para menores de um ano, pois protege as crianças contra as formas mais graves. A melhor forma de prevenir a transmissão é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento o quanto antes e por no mínimo seis meses. Se tiver tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, procure um serviço de saúde.
Saúde OMS faz o alerta nesta segunda (24), dia mundial de combate à doença. Rio de Janeiro 24/03/2025 - 11:01 Vitoria Elizabeth / Rilton Pimentel Tatiana Alves – Repórter da Rádio Nacional Tuberculose OMS BCG segunda-feira, 24 Março, 2025 - 11:01 3:22
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados