Geral
TCU aponta má gestão de vagas em creches nos municípios

A auditoria foi motivada pela necessidade de ampliar a oferta de vagas para crianças vulneráveis de zero a três anos, já que dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios no quesito educação de 2023 apontam que 2,3 milhões de crianças nessa idade estão fora das creches. As razões incluem a falta de vagas, localização distante das escolas ou a não aceitação dos alunos devido à idade.
Notícias relacionadas:
- Falta de acesso a creches e escolas impacta mulheres de favelas.
- Duas em cada cinco crianças vulneráveis estão matriculadas em creches .
- Prefeituras deverão manter atualizadas dados sobre demanda por creches.
Muitos municípios não divulgam as listas de espera, em parte devido à falta de ferramentas tecnológicas que facilitem esse processo; cerca de 35% dessas cidades com fila de espera não adotam nenhum critério de priorização de acesso que traga as crianças em situação de vulnerabilidade para o início da fila. Também não há um sistema que agregue dados precisos e consolide para a União.
Diante deste cenário, o Tribunal de Contas da União, recomendou que o Ministério da Educação ofereça aos municípios um sistema eletrônico padronizado de gestão de acesso às creches, divulgue as orientações sobre critérios de priorização já estabelecidos em leis e adote ações para divulgar e orientar o uso dos dados do CadÚnico para identificar crianças vulneráveis fora das creches.
Nossa produção entrou em contato com o Ministério da Educação e aguarda resposta.
O Proinfância é uma ação do Plano de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação, criado em 2007. Ele visa garantir o acesso de crianças a creches e pré-escolas, além de melhorar a infraestrutura física da rede de educação infantil.
*Com produção de Beatriz Evaristo.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados