Geral
Maioria do STF rejeita recursos da defesa de Bolsonaro e Braga Netto
Baixar
A maioria do STF rejeitou os recursos do ex-presidente Jair Bolsonaro e do general Braga Netto que pediam o impedimento dos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin para atuar no julgamento sobre atos golpistas. As defesas dos dois acusados também pediam que o processo fosse analisado pelo plenário do Supremo, e não pela Primeira Turma.


Até o momento, apenas os ministros Luiz Fux, André Mendonça e Nunes Marques não votaram. Moraes, Dino e Zanin se declararam impedidos de participarem sobre o caso específico de cada um deles. Os demais ministros confirmaram a posição do relator, Luís Roberto Barroso, de manter os ministros no julgamento e de confirmar a competência da Primeira Turma para avaliar a denúncia. A sessão virtual vai até esta quinta-feira (20).
Notícias relacionadas:
- STF marca para final de abril julgamento de ex-assessores de Bolsonaro.
- Maioria do STF mantém Moraes, Dino e Zanin em julgamento de Bolsonaro.
- STF marca para 8 de abril julgamento de militares por trama golpista .
A defesa de Bolsonaro alegou que Flávio Dino, quando ainda era ministro da Justiça, havia entrando com uma queixa-crime contra o ex-presidente. Em relação a Zanin, a justificativa era que ele foi advogado da campanha de Lula nas eleições de 2022.
Os advogados de Braga Netto argumentavam que, como a denúncia de tentativa de golpe envolvia uma tentativa de assassinato de Alexandre de Moraes, o ministro não teria imparcialidade para julgamento.
O ministro Luís Roberto Barroso já havia negado os pedidos de afastamento, considerando que os argumentos das defesas não configurariam impedimentos legais.
A denúncia contra Bolsonaro, Braga Netto e mais 32 acusados pela tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022 será julgada em 25 de março. Se a maioria da Primeira Turma aceitar a denúncia, os acusados viram réus e serão julgados pelos crimes denunciados pela Procuradoria Geral da República.
Justiça Acusados pediam o impedimento dos ministros Moraes, Dino e Zanin Brasília STF marca para final de abril julgamento de ex-assessores de Bolsonaro Maioria do STF mantém Moraes, Dino e Zanin em julgamento de Bolsonaro STF marca para 8 de abril julgamento de militares por trama golpista 19/03/2025 - 17:55 Rafael Gasparotto / Liliane Farias Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional denúncia Bolsonaro stf quarta-feira, 19 Março, 2025 - 17:55 2:01
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados