Geral
Museu Regional Delmiro Gouveia apresenta inovações em coletiva de imprensa
No último dia 9 de outubro, o Museu Regional Delmiro Gouveia foi palco de uma coletiva de imprensa que teve como objetivo apresentar o projeto de inovações para o futuro da instituição. O evento reuniu a imprensa local, representantes do trade turístico, instituições de ensino, além de entidades como a Associação Comercial, o Clube de Dirigentes Lojistas de Delmiro Gouveia (CDL) e o Sebrae, com o intuito de firmar parcerias estratégicas.
Durante o encontro, a imprensa regional assumiu o compromisso de promover e divulgar as ações do museu, mantendo esse importante patrimônio cultural sob os holofotes. O trade turístico e as instituições de ensino comprometeram-se a incluir o museu em seus roteiros turísticos e programações educacionais, aumentando o fluxo de visitantes e incentivando o conhecimento sobre a história local. Já o Sebrae, a CDL e a Associação Comercial alinharam parcerias para eventos e atividades que ocorrerão no museu.
35 anos de história e preservação cultural
A cerimônia também contou com um momento especial para relembrar os 35 anos de trajetória do Museu Regional Delmiro Gouveia, destacando sua relevância na preservação da identidade do povo sertanejo e sua contribuição para o roteiro turístico do Destino Cânions do São Francisco, que abrange os estados de Alagoas, Sergipe, Bahia e Pernambuco. O museu é uma referência no segmento histórico-cultural da região.
A mestre de cerimônias, Sarah Ritchelle, fez uma leitura emocionante sobre o histórico do museu, localizado no prédio mais antigo de Delmiro Gouveia – a antiga estação ferroviária da estrada férrea Paulo Afonso, construída por Dom Pedro II em 1878 e desativada em 1964. Esse edifício histórico abriga o museu desde sua fundação, sendo inicialmente mantido por Ivan Muller Botelho e, posteriormente, por Carlos Lyra, importante empresário da região.
Preservação do patrimônio e o futuro
Em 2022, a família Lyra, representada por Dr. Fernando Farias, Nancy Virginia Karns Lyra e Elizabeth Anne Lyra, doou o terreno, as edificações e o acervo museológico para a criação de uma associação privada sem fins lucrativos, que agora é responsável pela manutenção do museu. Esse gesto reafirma o compromisso da família com a preservação da história e cultura do Sertão do São Francisco.
Apresentação do novo projeto
O evento foi encerrado com a apresentação do novo projeto arquitetônico e museológico do Museu Regional Delmiro Gouveia pelo Diretor-Presidente da Fundação, Jorge Luiz Cavalcanti. Ele destacou a importância das parcerias firmadas e reforçou o compromisso de todos os envolvidos na preservação desse patrimônio histórico.
O evento foi considerado um marco para o futuro do museu, que segue como guardião da história de Delmiro Gouveia e do Sertão do São Francisco.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados