Geral
Celulares vendidos pela internet precisam ter código de homologação
A partir de agora, os celulares comercializados por sites da internet precisam ter o código de homologação dos aparelhos, que é concedido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A homologação significa que o produto recebeu o atestado de conformidade às regras de telecomunicações brasileiras, como as de segurança ao consumidor. Isso porque dispositivos não homologados podem apresentar riscos à saúde do consumidor, como emissão de radiação acima dos níveis recomendados, e também à segurança, com a possibilidade de explosão de baterias.
A decisão do desembargador Carlos Muta, do Tribunal Regional Federal (TRF), atende também a argumento da Advocacia Geral da União (AGU), de que a venda de telefones irregulares representa concorrência desleal com participantes regularizados.
A nova norma suspende uma liminar concedida pela Justiça Federal de São Paulo, a pedido do site Amazon, que permitia a não aplicação das regras da Anatel. Em caso de descumprimento, a Agência prevê penalidades progressivas.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados