Geral
Cid Moreira revelou segredo para manter uma boa voz: 'Está muito melhor hoje do que aos 60'
Apresentador morreu nesta quinta-feira, dia 3
Um dos principais cuidados de Cid Moreira sempre foi com a sua marca registrada: a voz. O apresentador, que , tinha até segredinhos para mantê-la em forma. E até considerava que ela estava muito .
Herança de Cid Moreira era disputada ainda em vida: filhos do apresentador acusaram madrasta na Justiça
Antes de morrer, Cid Moreira completou um ano morando com a esposa em casa de 700 m² na Serra do Rio
"Antigamente, levava comigo um pouquinho de sal num tubinho de madeira. Lembro que Chico Anysio sempre me pedia uma pitada. Certo dia, apresentando a cantora Elizeth Cardoso na rádio, ela me indicou o cravo-da-Índia. Experimentei e achei melhor do que o sal. Só que ganhei uma gengivite. Depois, descobri o gengibre, o melhor de todos. Estou sempre mascando um pedaço. É adstringente, faz bem. Hoje em dia, tenho pleno domínio da minha voz", disse Cid, ao EXTRA, em 2021, mostrando que estava mascando um gengibre no exato momento da entrevista.
Mas nem sempre o vozeirão foi bem aceito. Quando começou a carreira, por exemplo, ele penou para se adaptar ao que era solicitado no mundo do rádio.
"Meu irmão, Célio Moreira, ganhou fama na TV antes de mim por causa da voz. Ele dublava os bonequinhos do Borjalo, um caricaturista, e a Zebrinha, do ‘Fantástico’. Eu penei muito com esse meu timbre, porque na rádio meus colegas sempre tinham a voz mais aguda, e eu me sentia na obrigação de acompanhá-los no tom, forçando a garganta. Já perdi a voz várias vezes, sentia muita dor de garganta, mas nunca tive calos nas cordas vocais", relembrou.
A rotina do jornalista também conservava bons truques para manter a longevidade e a lucidez. Até trocar o lado na cama com a esposa, Fátima, servia para exercitar o corpo.
"Acordo entre 8h30 e 9h, sem despertador (de 15 em 15 dias, ele e Fátima mudam de lado na cama, para estimular o cérebro). Aí, vou para o computador e fico focado, estudando a Bíblia e os poemas. Quando tenho gravação encomendada, me comunico pelo WhatsApp com a equipe e mando pronto pela internet. Antigamente, tinha que correr de estúdio em estúdio. Era trânsito, atraso, um horror! Agora, faço de casa. Às 13h, almoço. Em seguida, volto para os meus afazeres no computador. Às 17h, faço caminhada na esteira por 40 minutos e um pouco de musculação. A fisioterapeuta vem três vezes por semana fazer Pilates comigo. Aí, sigo para a sauna e tomo uma ducha gelada, com água da montanha. À noite, fico assistindo a séries e filmes. E me deito até as 23h30, no máximo".
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados