Geral
Sergio Tréfaut ganha mostra no Centro Cultural da Justiça Federal, no Rio
Cineasta paulistano foi para Europa aos 10 anos de idade, em 1975, após irmão ser preso e torturado pela ditadura militar
Com programação entre 11 de setembro e 11 de outubro, a mostra Regresso ao Brasil, em cartaz no Centro Cultural da Justiça Federal, no Centro do Rio, reúne 12 filmes de Sergio Tréfaut, entre curtas, médias e longas, produzidos entre 1992 e 2022.
'Os Goonies': veja o antes e depois do elenco do filme, que pode ganhar continuação após 39 anos
Cinema made in Brasil: Produtora L.C. Barreto é tema de retrospectiva no Lincoln Center, em Nova York
Nascido em 1965, em São Paulo, Tréfaut era filho do jornalista português Miguel Urbano Rodrigues, militante comunista que exilou-se no Brasil em 1957, onde foi editorialista do jornal Estado de São Paulo. Quando seu irmão mais velho, Miguel Tréfaut Rodrigues, foi preso e torturado por agentes da ditadura militar, em 1975, sua família fugiu do Brasil para França, quando o futuro documentarista tinha 10 anos de idade.
As primeiras sessões, nesta quarta-feira (11), exibem os documentários "Outro país" (1999), que mostra a Revolução dos Cravos vista por nomes como Sebastião Salgado, Glauber Rocha e Dominique Issermann; e "Fleurette" (2002), no qual o cineasta analisa o passado da mãe francesa, da França ocupada pelos nazista até à ditadura brasileira. As sessões serão acompanhadas de debates com Amir Labaki e Helena Solberg, respectivamente. Outros nomes como Lucia Murat, Sandra Kogut, Beth Formaggini, Karen Harley e Edgar Moura também serão convidados para as mesas durante a programação.
Entre outros filmes de Tréfaut exibidos na mostra, estão a ficção "Raiva" (2019), que recebeu seis prêmios Sofia da Academia Portuguesa de Cinema, e sua mais recente produção, "A noiva" (2022), cuja estreia mundial foi no Festival de Veneza do mesmo ano.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados