Geral
Aveia: o que dizem os especialistas sobre o consumo diário do cereal na dieta
Estudiosos explicam quando o alimento se torna benéfico ou prejudicial ao organismo
Existem muitos mitos sobre a aveia. Mas, fique tranquilo, pois estamos falando de um alimento saudável. Este cereal demonstrou capacidade de prevenir doenças coronárias graças ao alto teor de fibra solúvel de beta-glucano. Além disso, como se não bastasse, também contém vitaminas B e E, fósforo, tiamina, magnésio e zinco. No entanto, fica a dúvida se é saudável consumi-lo todos os dias.
Entenda: mistura de água com sementes de chia realmente traz múltiplos benefícios para a saúde
Leia mais: brócolis e couve devem estar na lista de compras de quem tem pressão alta, mostra novo estudo
Segundo informações extraídas do jornal espanhol El Confidencial, consumir aveia diariamente pode trazer muitos benefícios ao organismo. Uma meta-análise concluiu que a ingestão diária de três gramas de fibra solúvel de beta-glucano, proveniente do cereal, reduz os níveis de colesterol no sangue em 12 pontos.
E não é só isso. Em outro teste, foi demonstrado que o alimento também reduz os níveis de glicose no sangue, sendo um bom aliado dos diabéticos.
Porém, é preciso ter cuidado, uma vez que os benefícios proporcionados pelo cereal serão perdidos se ele for combinado com com açúcares, sódio ou outros aditivos, como acontece com a aveia instantânea.
“Carregar aveia com açúcar, sódio ou outros aditivos pode diminuir ou neutralizar rapidamente seus benefícios à saúde”, explicou Shengmin Sang, professor de ciência alimentar e saúde humana na Universidade Estadual A&T da Carolina do Norte, em entrevista à revista americana Time.
Coma sem medo: 10 alimentos nutritivos para manter o peso na dieta
Qual é a melhor aveia para manter o corpo saudável?
No mercado, há uma grande variedade de tipos de aveia e cada um deles será diferente dependendo do seu processamento, sendo a aveia em grão a menos processada e a aveia instantânea a mais processada.
Por outro lado, existe o farelo de aveia, escocês, em flocos e laminado. Segundo Shang, é sempre recomendável consumi-la na sua forma menos processada para obter todos os benefícios.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados