Geral
Rio de Janeiro terá transporte público gratuito no dia das eleições
Os eleitores da cidade do Rio de Janeiro vão poder usar os ônibus urbanos sem pagar passagem nas próximas eleições municipais.


O decreto que estabelece a suspensão da cobrança, incluindo o BRT e o Veículo Leve sobre Trilhos, já foi assinado pelo prefeito Eduardo Paes e publicado no Diário Oficial do município.
A gratuidade vale das 6h às 20h do dia 6 de outubro, primeiro turno das eleições, e no mesmo horário em 27 de outubro, caso ocorra o segundo turno. E, determina, ainda, que as empresas privadas, que administram o serviço de ônibus na cidade, disponibilizem toda a frota, como acontece nos dias úteis. O BRT e o VLT também vão circular como se fosse dias úteis.
A medida, que segue decisão do Supremo Tribunal federal, é para atender ao fluxo extraordinário de pessoas em trânsito para as suas respectivas zonas eleitorais.
De acordo com a decisão do STF, o transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal, inclusive o metropolitano, deve ser oferecido de forma gratuita nos dias das eleições, com frequência compatível com a dos dias úteis.
Caso as prefeituras não editem lei nesse sentido, o TSE, Tribunal Superior Eleitoral, poderá regulamentar a matéria.
Geral Rio de Janeiro 05/09/2024 - 11:06 Vitoria Elizabeth - Marizete Cardoso Cristiane Ribeiro - repórter da Rádio Nacional eleições 2024 transporte gratuito Rio de Janeiro quinta-feira, 5 Setembro, 2024 - 11:06 86:00
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados