Geral

Homenageado em Veneza, Claude Lelouch diz que não pensa em aposentadoria: 'Nunca tive tantas ideias como agora'

Cineasta de 86 anos venceu a Palma de Ouro em Cannes e dois Oscars com o clássico 'Um homem, uma mulher', de 1966

Agência O Globo - GLOBO 02/09/2024
Homenageado em Veneza, Claude Lelouch diz que não pensa em aposentadoria: 'Nunca tive tantas ideias como agora'

"Estou ansioso para filmar no próximo ano!", exclamou nesta segunda-feira (2) o diretor francês Claude Lelouch, que aos 86 anos apresenta seu 51º filme na mostra não competitiva do Festival de Veneza.

- Enquanto as ideias continuarem aparecendo em minha cabeça, continuarei fazendo este trabalho. Nunca tive tantas ideias como agora - declarou em coletiva de imprensa.

'Ainda estou aqui': filme de Walter Salles emociona público e arranca elogios da crítica internacional

Com Julianne Moore e Tilda Swinton: Almodóvar apresenta seu primeiro longa-metragem em inglês no Festival de Veneza

Seu 51º filme, "Finalement" (com estreia prevista para 13 de novembro, na França), é uma comédia que "se parece muito" com ele mesmo, diz Lelouch. O filme narra a vida de Lino, um brilhante advogado interpretado por Kad Merad que abandona a carreira e a família para se aventurar nas estradas da França.

Antes da exibição oficial do filme, na noite desta segunda-feira (2), Lelouch recebeu prêmio Cartier Glory to the Filmmaker da 81ª edição do Festival, "dedicado a uma personalidade que marcou o cinema contemporâneo de forma particularmente original".

O cineasta francês, de 86 anos, é conhecido mundialmente por "Um Homem, Uma Mulher", longa que reuniu os atores Anouk Aimée e Jean-Louis Trintignant e que ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes em 1966, e, n oano seguinte, os Oscars de Melhor filme em língua estrangeira e Roteiro original.