Geral
Empresas de voos panorâmicos no RJ assinam TAC para reduzir barulho
Nove empresas operadoras de voos panorâmicos no Rio de Janeiro assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Federal para minimizar os transtornos provocados pelo barulho das aeronaves. O acordo foi celebrado nesta segunda-feira, a partir de representações feitas por diversas associações de moradores.


As empresas se comprometeram a adotar uma série de medidas para minimizar o impacto sonoro, incluindo a manutenção de alturas mínimas de voo, distâncias específicas a serem respeitadas da orla e de monumentos, como o Cristo Redentor, além da obediência às rotas de voo predeterminadas.
O acordo terá vigência de um ano, período em que será avaliada sua eficácia, especialmente na redução do barulho nos bairros do Joá, Jardim Botânico, Lagoa, Humaitá e Urca, na zona sul, e no Joá, na zona oeste, onde ocorre a maioria dos sobrevoos.
Além disso, as empresas comprometeram-se a criar uma associação que reunirá as prestadoras de serviços de voos turísticos na cidade. A entidade terá como objetivos promover a autorregulamentação, fiscalização das atividades e capacitação dos pilotos, contribuindo para o cumprimento das normas de tráfego aéreo.
O TAC foi antecedido por uma grande mobilização, que incluiu o Ministério Público Federal, a Assembleia Legislativa, representantes dos moradores e das operadoras de voos, além do Departamento de Controle do Espaço Aéreo e da Agência Nacional de Aviação Civil.
Geral Rio de Janeiro 27/08/2024 - 15:51 Vitoria Rangel / L Pedrosa Tatiana Alves, repórter da Rádio Nacional voos panoramicos terça-feira, 27 Agosto, 2024 - 15:51 119:00
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados