Geral
Imigrante retido no Aeroporto de Guarulhos é isolado após apresentar sintomas compatíveis com Mpox
Caso foi encaminhado ao Instituto Emilio Ribas e paciente ainda não testou positivo para a infecção
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que equipe do posto especializado que fica no Aeroporto de Guarulhos recebeu um alerta de que um passageiro no local tinha "sinais e sintomas" compatíveis com Mpox, no domingo.
O orgão diz que "em conformidade com o plano de contingência estabelecido" o paciente foi notificado, isolado e que passou por exames ainda na cidade de Guarulhos. Depois disso, foi encaminhado para o Instituto de Infectologia Emilio Ribas, na capital paulista, referência neste tipo de doença.
Na nota da reguladora, porém, não há a indicação de que o paciente tenha passado por países em que esteja identificada a variante Clado 1b, nova cepa que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a decretar emergência internacional de saúde em relação ao aumento das infecções, sobretudo em regiões da África.
O passageiro em questão havia desembarcado no Brasil em 14 de agosto e "estava em uma área restrita para pessoas que esperam para pedir refúgio", diz a Anvisa. Diante do caso, foram aplicados 397 questionários (sobre estado de saúde) em outros passageiros, medição de temperatura e verificação de sinais da doença na pele. Não há, até esse momento, casos semelhantes encontrados.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados