Geral
Moraes determina apreensão do celular de ex-assessor do TSE
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, determinou a apreensão do celular do ex-assessor, Eduardo Tagliaferro. Ele era chefe do Núcleo de Enfrentamento à Desinformação do TSE, na gestão de Moraes,


A decisão aconteceu após Tagliaferro prestar depoimento à Polícia Federal, em São Paulo, no inquérito que apura o vazamento das conversas publicadas em reportagens do jornal Folha de S. Paulo.
Após o depoimento, como Tagliaferro se recusou a entregar voluntariamente o aparelho, Moraes determinou a apreensão.
Na semana passada, matérias jornalísticas acusaram o ministro de usar "formas não oficiais" de determinar a produção de informações para investigar aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro durante as eleições de 2022, período em que Moraes foi presidente do TSE. Após a divulgação, o ministro disse que todos os procedimentos foram oficiais e regulares.
Em maio do ano passado, o ex-assessor foi preso por violência doméstica. Depois, ele foi demitido pelo ministro.
De acordo com as investigações, o celular ficou sob a custódia da Policia Civil de São Paulo até o dia 15 do mesmo mês, quando Tagliaferro foi solto e teve o aparelho devolvido.
Ao justificar a apreensão, Moraes disse que os dados contidos no celular interessam à investigação e são de interesse público.
Segundo o advogado do ex-assessor, Eduardo Kuntz, como Eduardo Tagliaferro é testemunha, não é comum a apreensão de objetos nessa condição.
Justiça Brasília 23/08/2024 - 09:12 Leila Santos/Edgard Matsuki Ana Lúcia Caldas - Repórter da Rádio Nacional Alexandre de Moraes Eduardo Tagliaferro sexta-feira, 23 Agosto, 2024 - 09:12 1:54
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados