Geral
'Fezes de ácaro' na cama? Veja em quanto tempo os lençóis e o colchão precisam ser limpos
A limpeza regular evita crises alérgicas e outros problemas de saúde
Quantas vezes a roupa de cama precisa ser trocada e quando o colchão deve ser aspirado? Essa é a dúvida de muitas pessoas. E, segundo especialistas, a rotina de cuidados com a cama deveria ser mais frequente do que se imagina.
Câncer de pênis: Brasil é considerado o país com maior número de casos do mundo; veja os 6 sinais mais comuns da doença
Como dormir melhor? Posição durante o sono interfere na saúde do cérebro, aponta estudo
Recentemente o médico inglês Karan Raj compartilhou na plataforma de vídeos TikTok que a aspiração do colchão precisa ocorrer regularmente, isto é, mais de uma vez por semana, para garantir a higiene. Um colchão usado por anos pode ter de 100 mil a 10 milhões de ácaros.
“O que você está vendo quando aspira não é apenas poeira. Infelizmente, é um coquetel proibido de células mortas da pele, ácaros e seus excrementos. Toda noite você divide sua cama com alguns milhões de ácaros. Eles adoram fazer cocô na sua cama e, infelizmente, as fezes dos ácaros contêm uma proteína que é um grande gatilho para asma e outras alergias”, alerta o profissional.
Segundo ele, isso causa coceira nos olhos, coriza ou espirros e menos chances de agravar alergias existentes, asma, erupções cutâneas e outros problemas respiratórios. Dessa forma, Raj recomenda para quem sofre com sensibilidade à alergias a compra de um protetor de colchão, de modo que exista uma camada a mais entre a pessoa e a espuma da cama.
Em quanto tempo devo lavar a roupa de cama?
Qual seria o período correto para a retirada e limpeza das roupas de cama? De acordo com a companhia de saúde Sleep Foundation, os lençóis precisam ser lavados uma vez por semana. Entretanto, para aqueles que tem animais de estimação dentro de casa e que dormem em cima da cama, o ideal seria lavar a cada 3 ou 4 dias – pelo menos duas vezes durante a semana.
Isso porque, por mais que os bichos circulem apenas dentro de casa, eles ainda carregam bactérias e sujeiras que podem ser prejudiciais à saúde. Sem contar que os lençóis absorvem toda a sujeira presente no corpo, como suor, fluídos e óleos corporais e os temidos ácaros, criaturas microscópicas que se alimentam das células da pele.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados