Geral
O interesse de Lula no julgamento que pode cassar Moro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não demonstrou interesse no julgamento em curso esta semana, que pode levar à cassação do mandato do senador Sergio Moro (União-PR). Ministros do governo relataram que o assunto não foi abordado pelo petista até o momento, conforme informações da colunista Bela Megale, do Globo.
A atitude trouxe alívio para membros do Palácio do Planalto, que consideram desfavorável para a imagem de Lula e do governo se envolver em um assunto relacionado ao Judiciário e a um de seus adversários. A percepção é que, ao se pronunciar sobre o caso, Lula elevaria Moro a uma posição ainda mais destacada.
O mandatário já disse a aliados que “não entende esse movimento todo para cassar Moro”. O PT é um dos partidos que solicitou a cassação do ex-juiz, juntamente com o PL, partido de Jair Bolsonaro. O foco do PT é concorrer à vaga do Senado pelo Paraná, caso ele seja cassado.
Na última quarta-feira (3), o desembargador José Rodrigo Sade, indicado por Lula para o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), votou a favor da cassação e inelegibilidade de Moro.
Ele divergiu dos argumentos do relator, Luciano Carrasco Falavinha, que votou pela inocência do ex-juiz. O julgamento, que está empatado, foi suspenso devido a um pedido de vista de Claudia Cristina Cristofani e será retomado na segunda-feira.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico