Geral
Em 1961, Jânio Quadros renuncia na expectativa de um autogolpe
25 de agosto de 1961. O presidente do Senado Auro Moura lê a carta de renúncia do então presidente Jânio Quadros.
Passados apenas 7 meses do mandato, o ex-presidente renunciou na expectativa de um autogolpe, para voltar ungido pelos quartéis e pelo Congresso. O que nem de longe aconteceu. O ato foi o prenúncio do que aconteceria três anos depois.
A renúncia abriu uma nova crise na República. O vice-presidente João Goulart, o Jango, estava na China em uma visita diplomática. O mundo vivia em plena Guerra Fria, e o Brasil passava a ser alvo dos interesses dos Estados Unidos, como descreve o jornalista e ex-preso político Franklin Martins.
Os militares buscavam um estado de sítio para evitar a posse de Jango, que foi ameaçado de prisão tão logo pisasse no país.
Na época, as eleições para presidente e vice eram independentes. Jango defendia as bandeiras do trabalhismo de Getúlio Vargas e reformas de base; profundas mudanças na estrutura do país.
Leonel Brizola, na época governador do Rio Grande do Sul e cunhado de Jango, iniciou uma campanha pela legalidade da posse do então vice-presidente, como explica o escritor Juremir Machado da Silva, professor da PUC do Rio Grande do Sul e biógrafo de Jango.
Um acordo no Congresso permitiu a posse de Jango, mas sem poderes, com a instalação de um inédito parlamentarismo. O novo presidente lutou por um plebiscito.
Com isso, em janeiro de 1963, 80% dos eleitores decidiram pelo presidencialismo, reformando a decisão do Congresso, e João Goulart pode, enfim, governar o país.
Jango buscou o apoio popular, principalmente entre trabalhadores, camponeses e militares de baixa patente para suas reformas de base: bancária, tributária, administrativa, universitária, eleitoral, urbana e agrária.
A série Memória e Verdade tem cinco episódios. Nesta terça-feira, vamos falar como o golpe dos militares se afirmou no país.
*Com sonoplastia de Jailton Sodré
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil