Geral

Vídeo mostra como médicos reconstruíram nariz de homem atacado por cachorro, nos EUA

Andrew Koplove realizou 14 cirurgias ao longo de 4 anos para atingir resultado final

Agência O Globo - GLOBO 15/03/2024
Vídeo mostra como médicos reconstruíram nariz de homem atacado por cachorro, nos EUA

O americano Andrew Koplove, de 37 anos, teve seu nariz — e, consequentemente, seu rosto — reconstruído do zero, após ser atacado por um chachorro em São Francisco, nos EUA. Após ter parte da face amputada pelo animal em 2017, o engenheiro passou por 14 cirurgias, ao longo de quatro anos, para chegar ao resultado final.

Veja o vídeo que mostra a reconstrução em detalhes:

No ano do ataque, Andew se mudou de Massachusetts para São Francisco, na Califórnia, por questões de trabalho. Já na nova cidade, um ataque de um cachorro resultou na amputação de seu nariz. Após receber os cuidados médicos iniciais, ele voltou para casa com um rosto achatado, com dois buracos cicatrizados onde antes estava seu nariz. Para sair de casa, ele fazia um curativo para esconder a região.

— Antes da reconstrução do nariz, perdi muito de mim. As pessoas me olhavam ou me perguntavam o que havia acontecido. Foi extremamente desconfortável. Seu rosto é parte da sua identidade e eu perdi isso— lembra Andrew.

Andrew passou os um ano e meio pesquisando cirurgiões plásticos, a fim de de decidir onde realizaria a série de procedimentos. Através de sua pesquisa na Internet, Andrew encontrou o Dr. Patrick Byrne, chefe do Instituto Cirúrgico Integrado e Presidente de Otorrinolaringologia, especialista em cirurgias de Cabeça e Pescoço, na unidade de saúde Cleveland Clinic, em Ohio.

— Escolher o melhor médico foi realmente importante para mim. Muitos cirurgiões renomados me disseram que as cirurgias resultariam em minha deformação permanente, e eu não queria me contentar com isso. Eu acreditava que deveria haver uma opção melhor — lembra Andrew. — O Dr. Byrne me deu esperança de que eu teria um resultado excelente, sem deformidades visíveis e duradouras.

Em 2020, Andrew passou a viajar para realizar as cirurgias do processo de reconstrução. Por fim, ele foi morar em Ohio, para ficar mais perto de seu médico. Ao longo de quatro anos, o engenheiro passou por 14 cirurgias.

— Não existe uma reconstrução nasal simples. Normalmente, quanto maior o defeito, mais complicado é o caso. Uma reconstrução nasal total é uma tarefa difícil — disse o Dr. — Mas eu estava confiante de que poderíamos criar um novo nariz para Andrew.

No caso de Andrew, seu rosto foi construído quase inteiramente do zero, usando seu próprio tecido – cartilagem da caixa torácica, cartilagem e pele da orelha e tecido da testa para a pele externa.