Geral
Com megapalco e 'fã' Gabriela Versiani, Murilo Huff leva sertanejo a Fortaleza e volta a gravar canções próprias
Cantor reuniu participações especiais em show para 20 mil pessoas com estrutura de 18 metros de altura e 1648 placas de LED na Marina Park
Na companhia de estrelas do sertanejo e aos olhos atentos de parentes e da namorada, a empresária e influenciadora Gabriela Versiani, Murilo Huff gravou, neste domingo, o quinto e maior DVD da carreira, ao vivo em Fortaleza, no Ceará. O cantor reuniu uma plateia de cerca de 20 mil pessoas, na Marina Park da capital cearense, para a apresentação, fora do eixo Sudeste e Centro-Oeste, de 17 canções inéditas — entre elas, duas composições suas, o que há anos não fazia.
O repertório partiu de "Quem Tá Pegando", um dos principais sucessos da carreira, até "Quanto Custa". A faixa de encerramento, produzida pelo DJ Alok, marca uma nova fase da carreira do cantor, que disse ao GLOBO ter optado por um setlist "mais animado" que o de costume, sem perder o tom da "sofrência" que marcou o seu trabalho até aqui. Murilo Huff garante que a boa fase atual na carreira e na vida pessoal não afeta a interpretação das "modas" de sofrimento.
— Sempre gostei de cantar esse sentimento, sabe? A saudade é um sentimento que você cutuca a pessoa com mais força ali, e eu gosto de cantar sobre saudade. Acho que impacta bastante as pessoas porque quem nunca, né? Quem não teve uma ex, quem nunca sofreu por um amor? É uma maneira de impactar ali o sentimento das pessoas — afirma o artista.
Para o novo projeto, batizado de "Fortaleza", Murilo Huff escolheu duas canções próprias — "Catástrofe" e "Me Caiu Tão Bem". A última saiu do fundo da gaveta: uma composição antiga que, desta vez, o cantor decidiu sugerir para uma parceria com Gustavo Mioto. Além de Mioto, o show ainda teve participações de sertanejos como Mari Fernandez, Hugo e Guilherme e Eric Land, que subiram ao palco juntos, ao fim da gravação, para uma "canja" de sucessos próprios e históricos do estilo musical.
O DVD em Fortaleza é o quinto da carreira de Murilo Huff, mas o maior em termos de estrutura. O palco foi construído em linguagem industrial, com 18 metros de altura e 53 de largura e capacidade para efeitos pirotécnicos. Foram usadas 1648 placas de LED e 760 luzes para a produção do show. Murilo ressalta que a gravação de DVDs é uma tradição do mercado e um hábito do público sertanejo, mesmo num momento em que esse tipo de mídia parece defasado.
— O sertanejo tem uma cultura um pouco diferente de outros gêneros que não são acostumados a fazer DVD. Isso já vem lá de trás e eu acho muito massa a gente manter essa tradição. O público sertanejo gosta de sentar em casa, botar uma carne na churrasqueira e escutar o disco inteiro ali, curtir aquela vibe naquele momento. Isso condiz com o que o nosso público pede. Eu tento mesclar bem essa questão, né? Faço DVDs, aí faço singles, faço clipe. Mas acho que pro nosso gênero, pro nosso mercado, pro nosso estilo, DVD ainda é uma coisa muito forte — destacou o artista.
Com Hugo e Guilherme, a canção escolhida foi "Pula Fora". A parceira começou ainda em 2016, quando a dupla gravou em seu primeiro álbum uma música de autoria de Murilo. De lá para cá, foram vários shows juntos e, inclusive, uma participação de Murilo na gravação do DVD dos amigos, no primeiro trimestre deste ano. Desta vez, porém, os três conseguiram conciliar a agenda para lançar uma faixa inédita juntos.
Em entrevista ao GLOBO, Guilherme conta que a dupla "virou a noite" para viajar de Maringá, no Paraná, até Fortaleza e enfim realizar o desejo do trio.
— O Murilo nos mostrou a música no camarim, depois de um show que fizemos, e disse que era a nossa cara. Na primeira vez que ouvimos, dissemos: 'é essa' — destacou Guilherme, em entrevista ao GLOBO. — A gente gosta de fazer parceria com quem a gente tem afinidade, nossos amigos. Muitos sucessos nossos foram parcerias. Por exemplo, a gente tem três faixas gravadas com a Marília [Mendonça, mãe do filho de Murilo Huff e morta num acidente aéreo em 2021]. Ela deixou um presente para nós. Imagina se a gente não tivesse gravado nada com ela, o tanto que faria falta?
Na plateia, Murilo Huff recebeu o apoio de amigos, parentes e da namorada, Gabriela Versiani, com quem assumiu relacionamento em junho passado. A empresária gravava vídeos e cantava enquanto era tietada por fãs. Nas redes sociais, ela exaltou o feito do sertanejo.
"Meu príncipe, que orgulho estar ao seu lado nesse momento. Tão lindo ver toda sua dedicação, responsabilidade e comprometimento no processo desse DVD!! Te admiro muito e amo ser sua parceira. Voe altoooo, meu amoooor", escreveu Gabriela.
O DVD foi batizado com o nome da cidade "Fortaleza", na acepção literal da palavra, numa referência à força e à solidez. Murilo Huff destaca que a obra é um marco da maturidade artística e é apenas a primeira de várias apresentações do tipo que pretende fazer pelo país.
— Em especial, nesse momento, foi uma maneira de agradecer o carinho de todo o público nordestino, que abraçou meu trabalho de uma maneira muito especial. Eu senti a necessidade de fazer uma gravação, um projeto aqui no Nordeste, né? A gente faz muita coisa lá para a nossa região de São Paulo, região de Minas, enfim. Eu tenho o sonho de gravar DVD em vários locais. Tem várias cidades que eu já tenho guardadas e planejadas no meu coração. Isso ainda é segredo, mas já tem tudo planejadinho, e a gente tem que escolher uma por vez, né? — afirmou.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados