Geral
Governo demite dois servidores da Abin presos por espionagem ilegal
O governo demitiu os dois servidores da Abin, a Agência Brasileira de Inteligência, presos por espionagem ilegal. Eduardo Izycki e Rodrigo Colli foram alvo nessa sexta-feira da Operação Última Milha, da Polícia Federal, que investiga o uso indevido justamente pelos dois servidores, de um sistema de geolocalização de dispositivos móveis, sem a devida autorização judicial.
O sistema teria sido acessado para espionar ilegalmente autoridades, jornalistas e servidores. O desligamento dos dois foi publicado em edição extra do Diário Oficial e assinadas pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa. Na justificativa, a Casa Civil informou que, apesar de estarem ocupando o cargo público de oficial de inteligência da Abin, Eduardo e Rodrigo participaram, na condição de sócios de uma empresa de um pregão aberto pelo Comando de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro. Esse pregão tinha como objetivo a aquisição de solução de exploração cibernética capaz de realizar coleta de dados e diversas fontes da internet.
Segundo a Casa Civil, foram cometidas três infrações administrativas: violação de proibição de atuação em gerência de sociedade empresária, improbidade administrativa por causa de conflito de interesse e violação do regime de dedicação exclusiva que os Oficiais de Inteligência da Abin devem se submeter.
Geral Brasília 21/10/2023 - 11:55 Paula de Castro - Marizete Cardoso Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional Demissão servidores Abin Espionagem Geolocalização sábado, 21 Outubro, 2023 - 11:55 1:28
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados