Geral
Museu do Estado de Pernambuco recebe Mostra Armorial 50 Anos
Cinquenta e três anos atrás, o escritor Ariano Suassuna e um grupo de artistas iniciaram no Recife um movimento cultural para produzir uma arte brasileira ligada às raízes populares, mas ao mesmo tempo ser erudita e universal.
O Movimento Armorial se manifestou na pintura, música, teatro, dança e, claro, na literatura. Toda a história desse trabalho retorna agora para seu local de origem na Exposição "Mostra Armorial 50 Anos", no Museu do Estado de Pernambuco.
Nas palavras do próprio Suassuna, falecido em 2014, as obras do cordel, música de viola, xilogravura e maracatu reuniram artistas e preocupações semelhantes contra a descaracterização da cultura brasileira.
O público é logo recebido pela escultura de quase quatro metros da 'Onça Caetana', personagem de mitos sertanejos presente na obra de Suassuna, conforme explica Regina Godoy, idealizadora e produtora.
Os visitantes também podem acompanhar a cronologia do Movimento com fotos raras, assim como a obra de Pablo Borges, feita especialmente para esta etapa do Recife. Entre as 140 obras expostas, estão peças de artistas importantes para a arte Armorial, a maior parte vinda do acervo de colecionadores particulares e de instituições.
A exposição abre o ciclo de eventos que conta a história do Movimento Armorial. O público também pode participar de Diálogos e Encontros paralelos que celebram o passado e o presente desse Movimento.
E o melhor, a exposição e toda a programação são de graça no Museu do Estado de Pernambuco.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados