Geral
Rio de Janeiro decreta emergência zoossanitária por gripe aviária
O Governo do Rio de Janeiro decretou estado de emergência zoossanitária em função do vírus da Influenza Aviária, infecção pelo vírus H5N1. A medida vale por 180 dias.
A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento informou que a doença está controlada e que foram registrados 16 casos em nove municípios, mas apenas em aves silvestres migratórias.
Segundo a Secretaria, a decretação do estado de emergência permite uma resposta mais rápida em casos de novos focos de gripe aviária, e a necessidade de resguardar a avicultura comercial e de subsistência no território fluminense.
Ainda de acordo com a secretaria de saúde, a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves e nem de ovos. As infecções humanas pelo vírus da Influenza Aviária ocorrem por meio do contato direto com aves infectadas, vivas ou mortas.
Saúde O governa afirma que a doença está sob controle Rio de Janeiro 18/08/2023 - 21:13 Jacson Segundo / Beatriz Albuquerque Fabiana Sampaio - repórter da Rádio Nacional Gripe Aviaria sexta-feira, 18 Agosto, 2023 - 21:13 1:03
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico