Geral
Quase 1.800 municípios têm menos de um médico para cada mil habitantes
Quase 1.800 municípios brasileiros tinham menos de um médico para cada mil habitantes no serviço público em 2021. A informação é do Instituto República.org, que mantém um painel baseado em dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.
As 10 cidades com menores taxas estão nas regiões Norte e Nordeste. Enquanto as dez maiores taxas estão nas regiões Sul e Sudeste.
A falta de infraestrutura e a questão salarial são apontados como razões para dificuldade em reter médicos em cidades menores.
Para enfrentar isso, o diretor científico da Associação Médica Brasileira José Eduardo Dolci, propõe uma carreira de médico nacional que envolva municípios, estados e União.
O diretor de Políticas Públicas do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde, Arthur Aguillar, diz que mesmo dentro de grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, existem diferenças entre regiões. Ele defende incentivos para os profissionais.
O Ministério da Saúde disse que a questão da carreira nacional de médico ainda precisa ser avaliada. Mas, em nota, informou que adotou ações urgentes para fortalecer a Atenção Primária, como a abertura de 5.900 vagas no Mais Médicos e um edital de coparticipação com os municípios com mais de 10 mil vagas.
Saúde Brasília 16/08/2023 - 16:21 Nádia Faggiani / Alessandra Esteves Gabriel Brum - Repórter Rádio Nacional Médicos Serviço Público Distribuição População quarta-feira, 16 Agosto, 2023 - 16:21 1:57
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil