Geral
Metroviários seguem com greve na região metropolitana do Recife
Mesmo com determinação judicial, metroviários mantém 100% das estações paralisadas na região metropolitana do Recife. Na noite dessa segunda-feira (14), o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região atendeu um pedido da CBTU, que administra o Metrô do Recife, e determinou que haja o funcionamento de 100% do serviço nos horários de pico pela manhã, entre 5h30 e 8h30, e entre o fim de tarde e início da noite, das 17h às 20h. O descumprimento da determinação implica em multa de R$ 60 mil por dia para o Sindmetro Pernambuco.


Mas na manhã desta terça-feira (15), os cerca de 180 passageiros que utilizam o metrô para se deslocar na região metropolitana do Recife continuaram encontrando as 36 estações totalmente fechadas.
Ainda como parte da mobilização, o Sindicato informou pelas redes sociais que um grupo de pelo menos 100 metroviários saiu em caravana na noite desta segunda-feira até Brasília para participar de um ato marcado para a próxima quinta-feira (17), em frente ao Palácio do Planalto.
A categoria, junto com funcionários de metrô de outros estados busca pressionar o governo federal para retirar a CBTU, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos, empresa pública que faz a gestão do metrô, da lista do Programa Nacional de Privatização do Governo Federal; ou optar pela realocação dos funcionários, caso a privatização aconteça.
A ida até Brasília também tem como objetivo o diálogo direto com representantes da Secretaria de Coordenação e Governança das Estatais sobre as solicitações de reajustes salarial e do piso, além do debate sobre a aprovação do Acordo Coletivo 2023/2025. Numa última reunião de conciliação entre a CBTU e o Sindicato no último dia 10 de agosto, mediada pela Justiça do Trabalho, a Companhia ofereceu um reajuste de menos de 3,5%, enquanto os metroviários solicitaram 7% de aumento.
Geral São Luís 15/08/2023 - 13:31 Nádia Faggiani/ Renata Batista Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional metroviários do Recife terça-feira, 15 Agosto, 2023 - 13:31 134:00
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados