Geral
Dormir em pé? Empresa japonesa cria cápsula para cochilos no trabalho
Os "cubículos" foram criados para incentivar trabalhadores a tirar intervalos com cochilos de até 20 minutos
Uma nova invenção pode facilitar o momento de tirar cochilos no trabalho presencial. A empresa japonesa Koyoju Plywood Corporation do Japão criou uma cápsula de 2,5 metros de altura e 1,2 metros de largura, chamada de Giraffe Nap (Soneca de Girafa, traduzido do inglês), onde o trabalhador pode dormir em pé.
Chegou aos 40? É preciso fazer mudanças na atividade física; saiba quais e entenda por quê
Como se aproximar do filho que é mais ‘difícil’? Mães compartilham experiências e especialistas dão dicas
A iniciativa surgiu pela recomendação de diversas pesquisas sobre os benefícios do cochilo durante o horário de trabalho. Alguns deles são o aumento do estado de alerta, da produtividade e até mesmo da criatividade. No Japão, é comum trabalhadores tirarem pequenas sonecas dentro do escritório (a prática é chamada de "Inemuri"), sentados em suas mesas.
“Provavelmente há muitas pessoas que não conseguiram se livrar do cansaço físico e do estresse. Então suportam a sonolência e continuaram a trabalhar. Agora, estamos nos aproximando de uma era em que quebramos esses estereótipos”, descreve a empresa na apresentação do produto.
Como é a cápsula?
A empresa afirma que está trabalhando “em direção a uma sociedade onde todos possam facilmente tirar uma soneca” para “melhorar os negócios e a saúde”. Os dois modelos apresentados são a versão mais futurística, nomeada "spacia", com design próximo ao de naves espaciais, e a mais rústica, nomeada "floresta", com detalhes que lembram florestas de bambu.
No entanto, segundo os criadores, cada cápsula suporta apenas pessoas com até 100 kg e até cerca de 1,98 metros de altura. O tempo de sono recomendado dentro delas é de até 20 minutos.
Libido masculina: cientistas de Stanford localizam ‘interruptor’ de desejo sexual dos homens e como manipulá-lo; entenda
Por dentro, ela tem uma cadeira que permite uma "postura de apoio em quatro pontos que não requer força em nenhum lugar". Para conseguir uma posição confortável, se dobram os joelhos e o tronco deve ser ligeiramente inclinado para a frente. A cabeça e os braços, por sua vez, ficam sobre uma plataforma acolchoada, da mesma forma que os passageiros de avião utilizam a mesa anexada na poltrona da frente.
Além disso, ela é equipada com extintor de incêndio próprio, detector de fumaça, ventilador, iluminação de LED no teto e no chão, e gancho de metal para pendurar o blazer sem amassá-lo. O som é bloqueado para que o barulho de um escritório movimentado não seja ouvido. Outro ponto de destaque é que o teto pode ser removido caso a pessoa prefira respirar ar natural enquanto descansa.
Somos todos viciados? Dos celulares à comida, especialista explica como superar as armadilhas diárias
Será utilizada também em cafés
A invenção não foi projetada pensando apenas para ser utilizada em escritórios. De acordo com o Japan Today, cafés, como o Harajuku Nescafé, localizado no centro de Tóquio, também receberão o "cubículo" pensado para sonecas. Questionada sobre os valores das cápsulas, a empresa não respondeu, conforme reporta o jornal Daily Mail.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados