Geral
Jorge Aragão: os 5 famosos que superaram o mesmo Linfoma não Hodgkin do cantor
O linfoma não-Hodgkin afeta as células, vasos e órgãos do sistema linfático, parte do sistema imunológico
Em entrevista ao Fantástico, neste domingo, Jorge Aragão comentou sobre o seu diagnóstico de portador do câncer de linfoma não-Hodgkin, que afeta as células, vasos e órgãos do sistema linfático, parte do sistema imunológico. O cantor está recebendo quimioterapia, que insere medicamentos no sangue para destruir as células doentes. Ainda que possa se desenvolver de forma agressiva, a doença tem muitas chances de cura.
Somos todos viciados? Dos celulares à comida, especialista explica como superar as armadilhas diárias
Como se aproximar do filho que é mais ‘difícil’? Mães compartilham experiências e especialistas dão dicas
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são mais de 20 tipos diferentes de linfoma não-Hodgkin. Mas os dois subtipos mais comuns são: difuso de grandes células B (linfoma agressivo) e folicular (linfoma indolente). Eles podem acometer crianças, adolescentes e adultos. Porém, é mais comum durante o envelhecimento.
É estimado pelo Instituto que, no Brasil, para cada ano entre 2023 a 2025, sejam diagnosticados no Brasil 12.040 novos casos de linfoma não Hodgkin (6.420 em homens e 5.620 em mulheres).
Outros famosos diagnosticados com o linfoma
O ator Reynaldo Gianecchini, diagnosticado em 2011 com a doença após ter sido internado com suposto sintoma de faringite no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Ele recebeu o tratamento de quimioterapia e passou por um autotransplante de medula óssea em janeiro de 2012.
Libido masculina: cientistas de Stanford localizam ‘interruptor’ de desejo sexual dos homens e como manipulá-lo; entenda
A ex-presidente Dilma Rousseff, foi diagnosticada em 2009, quando ainda era ministra da Casa Civil. Ela também passou pela quimioterapia e conseguiu entrar em remissão.
A escritora Gloria Perez recebeu a confirmação de um tumor na tireoide em 2009. Ela passou por cirurgia de urgência para retirada da tireoide em abril, seguida de seis sessões de quimioterapia com intervalos de 21 dias.
Para o ator Edson Celulari, a notícia veio em junho de 2016. O artista passou por quimioterapia, além de outras 12 sessões de radioterapia até novembro do mesmo ano.
Já a atriz Jane Fonda descobriu aos 84 anos que estava com o câncer. A americana vencedora do Oscar revelou em 2022 que a doença estava em remissão, dois meses após começar o tratamento quimioterápico.
Chegou aos 40? É preciso fazer mudanças na atividade física; saiba quais e entenda por quê
Sintomas da doença
Os linfomas não-Hodgkin apresentam diversos sintomas, que variam de acordo com o tipo específico de linfoma, do estágio da doença e da localização dos linfonodos afetados. Os listados pelo INCA como mais importantes são:
Aumento dos gânglios linfáticos: É um dos sintomas mais comuns dos linfomas não-Hodgkin. Pode ocorrer o aumento de linfonodos em várias regiões do corpo, como pescoço, axilas, virilha, abdômen ou região mediastinal (no tórax);
Sudorese noturna: Suor durante a noite em excesso, especialmente durante o sono, podem ser intensos o suficiente para encharcar roupas e lençóis;
Perda de peso inexplicada: Perda de peso significativa e não intencional, geralmente de mais de 10% do peso corporal total em um período de seis meses;
Fadiga e fraqueza: Sensação de cansaço extremo e falta de energia, mesmo com atividades leves;
Febre: A febre pode ser intermitente ou persistente, sem uma causa aparente;
Coceira na pele: Ainda que não apresente erupções cutâneas visíveis, pode ser um sintoma;
Sintomas respiratórios: Tosse persistente, falta de ar, dor no peito ou respiração ofegante podem ocorrer quando os linfonodos no mediastino ou pulmões estão envolvidos;
Sintomas gastrointestinais: Aumento do volume abdominal, dor abdominal, náuseas, vômitos ou alterações nos hábitos intestinais.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados