Geral
Brota na Grota: Ilumina inicia instalação de luminárias 100% em LED na Grota do Arroz
Uma cidade de todos nós. O slogan da Prefeitura de Maceió faz-se valer por todos os cantos do município, sem exceção. Dando continuidade ao Programa Brota na Grota, a Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina) iniciou a instalação de luminárias em LED em toda a extensão da Grota do Arroz, na Cruz das Almas.
Ao todo, 102 grotas de Maceió receberão iluminação 100% em LED nos espaços de lazer e convívio, como praças, campos e quadras, ruas e travessas, mas também nas áreas de passagem e de maior vulnerabilidade como escadarias, becos e vielas.
No caso específico da Grota do Arroz, a Ilumina vai promover uma verdadeira mudança na paisagem urbana. Serão realizados trabalhos em 135 pontos de iluminação, sendo 111 substituições das luminárias antigas, de vapor de sódio (amarela), para luzes modernas, em LED. A comunidade vai ganhar outros 24 pontos de luz totalmente novos, em locais críticos e em que houve mapeamento sobre a necessidade de instalação.
O trabalho garante mais segurança, conforto e bem-estar para a comunidade local e de quem transita pela região. Camila Porciúncula, diretora-presidente da Ilumina, ressalta o poder de transformação obtido com as mudanças na iluminação pública.
“Nós observamos que as pessoas retomam para si a sensação de pertencimento sobre suas ruas. Traz segurança no ir e vir, às mulheres, que muitas vezes são chefes de família, tem uma maior tranquilidade na saída e chegada em suas casas. A população volta a conversar na porta, as crianças a brincar pelo bairro. Isso é muito positivo e mostra que a gestão municipal está no caminho correto em dar prioridade às populações que estão em uma situação de maior vulnerabilidade. É de fato como diz o slogan da Prefeitura: ‘Cidade de Todos Nós’”.
Além dos serviços de instalação e substituição, as equipes da Ilumina realiza a manutenção em toda a rede de cabeamento e reatores, garantindo com que os equipamentos tenham uma vida útil ainda maior.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados