Geral
Biden: Queremos competir de forma completa com a China, mas não buscamos conflito

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou nesta quarta-feira, 8, que seu governo pretende “competir de forma completa com a China, mas não buscamos nenhum conflito”. Em entrevista ao canal de TV PBS, Biden relatou que deixou esta intenção clara durante conversas com o presidente da China, Xi Jinping.
O presidente americano também comentou que não acredita que as relações entre ambos os países tenha sofrido um choque em razão de episódios recentes, em que os EUA acusam a China de utilizar um balão espião para coletar informações de bases militares americanas e de outros países.
“Já tiveram vários balões chineses sobrevoando o país na última administração, a diferença é que ninguém fez nada”, relatou, quando questionado sobre a decisão de derrubar o balão e captar destroços para estudos. Segundo Biden, ele e integrantes do seu governo estão mantendo conversas com a China durante as investigações.
Biden ainda acrescentou que este seria um momento onde a parceria e relações diplomáticas com os Estados Unidos seria benéfica para a China, destacando a importância de investimentos americanos e europeus para o país. “Xi tem uma economia que não está funcionando muito bem”, comentou ele.
Autor: Laís Adriana
Copyright © 2023 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico