Geral
Yanomami: decreto reúne medidas para enfrentar crise humanitária
Em resposta à crise humanitária que afeta a população Yanomami, em Roraima, foi publicado hoje (31) um decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com medidas para enfrentar a emergência em saúde pública e combater o garimpo ilegal na região. Ministros estão autorizados a usar recursos para garantir o transporte de equipes de segurança, saúde e assistência. Além de alimentos e vestuário e ações para o abastecimento de água potável, como construção de cisternas e perfuração poços artesianos.
A Força Nacional de Segurança poderá dar apoio às equipes de saúde. A Aeronáutica vai criar uma zona de defesa para controlar o tráfego aéreo. A Polícia Federal e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) estão autorizados a interditar aeronaves e equipamentos usados nas atividades ilícitas.
Já o Ministério da Defesa vai fornecer dados de inteligência e transporte para as equipes de segurança. O acesso de pessoas ao território Yanomami será controlado para evitar o risco de doenças. O presidente Lula falou ontem sobre o decreto.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil