Geral

Teca Nelma quer criação de museu em memória dos bairros afetados pela Braskem

24/01/2023
Teca Nelma quer criação de museu em memória dos bairros afetados pela Braskem

A vereadora Teca Nelma apresentou um projeto de lei que propõe a criação de um museu em memória das vítimas afetadas pela mineração da Braskem em cinco bairros de Maceió. “Esse é o maior desastre em área urbana em andamento no mundo. Um museu que mantenha viva a memória de toda comunidade que vivia ali garante que os maceioenses não esqueçam esse crime e evitem que ocorra novamente”, defendeu Teca Nelma.

Ao longo do seu mandato, a vereadora vem dando visibilidade e acompanhando esse tema que afeta mais de 50 mil pessoas em Maceió. Defendeu em plenário o direito dos moradores das áreas afetadas, cobrou da Prefeitura o Plano de Aplicação dos R$ 64 milhões pagos pela Braskem como indenização à região do Flexal e realizou Audiência Pública para tratar sobre abandono animal naquela região.

Segundo o projeto de lei de autoria da vereadora, “a criação do Museu em Memória dos Bairros afetados pela tragédia da mineração do salgema tem como objetivo, eternizar e mostrar o drama da população frente a essa tragédia. Somando-se como mais um esforço para divulgar a tragédia que certamente foi um dos maiores desastres urbanos do Brasil”, diz.

Esta semana, a vereadora relembrou mais uma vez o caso quando se manifestou no Twitter sobre o patrocínio da Braskem ao reality BBB.  “Que irônico! A Braskem se recusa a pagar as devidas indenizações aos afetados de Maceió, mas patrocina a casa mais vigiada do país.”, escreveu a vereadora em seu perfil.

O projeto de lei que cria o Museu em Memória aos Bairros afetados pela mineração da Braskem foi protocolado em dezembro do ano passado e atualmente está na Comissão de Constituição e Justiça para apreciação.