Geral
Mercadante: América Latina precisa de democracia e estabilidade de instituições
Ao comentar a situação política no Peru, o coordenador dos grupos técnicos do governo de transição, Aloizio Mercadante, disse que a América Latina precisa de democracia e estabilidade das instituições. Em entrevista coletiva, ele citou que qualquer tentativa de construção de soluções que não passem por eleições legítimas trazem prejuízos à sociedade.
“Há uma questão fundamental. A América Latina precisa de democracia, precisa de estabilidade das instituições, precisa de Estado democrático de direito, precisa de respeito à soberania do voto. Qualquer tentativa de construir soluções que não passem por eleições limpas, legítimas e reconhecidas e que haja quebra da institucionalidade já mostrou que traz imensos prejuízos para a sociedade”, disse.
Segundo ele, ainda não há todas as informações disponíveis sobre a situação do país vizinho, mas que qualquer que seja a verdadeira história é “inaceitável”. “É inaceitável mais uma vez quebrar a institucionalidade, a democracia e o Estado democrático de direito. Nós temos que ter isso como um valor fundamental”, afirmou.
Ao comentar o tema, Mercadante citou o afastamento e impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e os questionamentos em relação ao resultado das urnas eletrônicas. “É uma coisa completamente insustentável.”
Autor: Marlla Sabino
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico