Geral
Estudantes da rede estadual participam do 1º Festival de Invenção e Criatividade de Alagoas

Evento acontece pela primeira vez em Alagoas e será aberto ao público no Cepa. Foto:Thiago Ataíde / Ascom Seduc
Nesta quarta-feira (7), acontece em Maceió, no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), o 1º Festival de Invenção e Criatividade (FIC) dos estudantes da rede pública estadual. Um dia para divulgar, inspirar e demonstrar na prática a implementação de atividades de aprendizagem criativa nas escolas. O evento promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com apoio da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), será gratuito e aberto ao público, a partir das 9h, no prédio do Centro de Ciências e Tecnologia da Educação (Cecite).
A programação conta com a Mostra e Oficinas de Invenção e Criatividade e exposições de projetos de alunos e professores da rede estadual, que utilizam a aprendizagem criativa em sala de aula. No Cantinho Mão na Massa, os visitantes terão também diversos materiais para prática da experimentação lúdica, onde o público terá a oportunidade de conhecer a programação Scratch e Octoplay. O evento contará ainda com um espaço lúdico dedicado a contadores de história, além de uma aula de astronomia com sessões de projeção na cúpula do planetário do Cecite.
Para a secretária de Estado da Educação, professora Roseane Vasconcelos, a feira é uma grande oportunidade dos alunos exibirem seus trabalhos e compartilhar experiências e conhecimentos com toda a comunidade escolar.
“Será um momento lindo em que todos vão compartilhar conhecimentos e experiências. É de suma importância desenvolver a criatividade dos nossos estudantes através de encontros como esse, possibilitando novos conhecimentos e possibilitando novas experiências. Toda a comunidade escolar pode participar das oficinas e atividades colaborativas que possuem o intuito de inspirar e demonstrar na prática a implementação de atividades de aprendizagem criativa nos ambientes escolares”, explica a secretária.
Aprendizagem Criativa
Disseminada pela RBAC Brasil, a Aprendizagem Criativa consiste em uma abordagem pedagógica que defende a criação de ambientes educacionais mais criativos, lúdicos e relevantes. Onde os estudantes possam participar de atividades e aprender de forma estimulante e descontraída, fazendo o uso das mais diversas tecnologias. Dessa forma, os festivais FIC são eventos periódicos de culminância dessas práticas, que com apoio da RBAC regional e nacional, são fomentados por todo o país.
Serviço
1º Festival de Invenção e Criatividade – FIC
Local: Prédio do Centro de Ciência e Tecnologia da Educação (Cecite), no Cepa.
Horário: 9h às 17h.
Público: Estudantes, pais e educadores.
Mais lidas
-
1A CONTA NÃO FECHA
Pastor em Delmiro, salário em Maceió: folha aponta jornada de 40 horas a 290 km de distância na prefeitura de JHC/Cunha
-
2RODOVIAS
Obras da ponte entre Penedo (AL) e Neópolis (SE) avançam e ultrapassam 60% de execução
-
3SEGURANÇA PÚBLICA
Homem apontado como integrante de 'Equipe Caos' do CV no Morro do Fubá morre em confronto com PMs
-
4
Vereadora eleita no Maranhão faz sexo dentro do Cartório
-
5DESASTRE CLIMÁTICO.
Poderoso furacão Polo castiga a costa do México enquanto Nolo se dirige para o Havaí.