Geral
Feira de Adoção de animais alerta para combate e controle da Leishmaniose


Pets adultos e filhotes vão estar disponíveis para adoção responsável. Foto: Ascom GGI-CA
O Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal (GGI-CA) vai realizar, neste domingo (28), das 8h às 16h, mais uma Feira de Adoção da Prefeitura de Maceió na Rua Aberta, na orla de Ponta Verde.
No calendário pet, Agosto Verde é a campanha de combate e controle da Leishmaniose. Por isso, a coordenação do GGI-CA articulou uma ação fazendo alusão à data em parceria com Nutriagro, empresa de produtos veterinários.
A atividade irá contar com uma abordagem socioeducativa, com a distribuição de materiais impressos sobre a Leishmaniose, que tem como objetivo conscientizar a comunidade sobre os riscos da doença e as formas de prevenção.
A Leishmaniose é uma doença grave, que pode acometer tanto humanos quanto animais domésticos. Ela é transmitida através da picada de um mosquito, popularmente conhecido por mosquito palha. Entre os principais sinais clínicos estão presentes os problemas de pele caracterizados por lesões em pontas de orelha de difícil cicatrização, magreza e crescimento excessivo de unhas.
A veterinária da equipe do GGI-CA, Caroline Vital, falou sobre a importância da orientação sobre a doença para a população.
“Por não possuir cura em animais, tornando-os assim para sempre portadores da doença, se faz de extrema importância para a saúde coletiva a implantação de medidas socioeducativas, que instruam os tutores sobre a severidade da doença e auxilie na prevenção do aparecimento de novos casos no estado”, explicou a veterinária.
A coordenadora do Gabinete da Causa Animal, Fernanda Rodrigues, falou sobre a realização desta iniciativa. “A ação socioeducativa direcionada a alertar a população sobre os riscos e cuidados com a doença vai acontecer no último final de semana de agosto, mês que marca a prevenção contra a Leishmaniose”, contou a coordenadora.
Para adotar
Para adotar um animal, a pessoa deve ser maior de 18 anos, precisa apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência, além de assinar um termo se responsabilizando pelo cuidado com o animal que está adotando.
Além das feiras, os animais que estão abrigados na UVZ podem ser adotados ao longo da semana, de segunda-feira a sexta-feira, diretamente na unidade.
Para mais informações sobre adoção, a população pode entrar em contato através do telefone (82) 98752-6505.
Cuidados
Os animais adultos que são adotados passam por procedimentos de castração, vacinação, vermifugação, além da testagem para leishmaniose.
Já os filhotes passam por prévia avaliação médico-veterinária e as pessoas que adotam recebem orientações sobre quando poderão levá-los à Unidade de Vigilância em Zoonoses para receber a vacinação antirrábica e realizar a castração.
O animal adotado recebe um chip que permite identificar o responsável em caso de abandono.
Mais lidas
-
1EUA
O jornal The New York Times publica hoje (14) um ensaio do presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, na sequência da pressão dos EUA sobre o Brasil, para um "diálogo aberto e honesto com o presidente dos EUA".
-
2POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
3HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
4PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira
-
5ESTREIA
The Voice Brasil estreia no SBT com Tiago Leifert e Boninho em nova fase ao lado da Disney+