Geral
Uneal cria o Espaço de Memória dos Povos Indígenas de Alagoas
A Universidade Estadual de Alagoas celebrou o Dia do Índio, na segunda-feira (19) passada, com o anúncio da criação do Espaço de Memória dos Povos Indígenas de Alagoas, no Campus V da instituição, no município de União dos Palmares.
Junto com o Espaço de Memória Artesão Fernando Rodrigues dos Santos, na Ilha do Ferro (Pão de Açúcar/AL) e o Espaço de Memória Artesã Irinéia Rosa Nunes da Silva, o novo museu integra a perspectiva institucional de valorização dos povos quilombolas, ribeirinhos e, agora, indígenas que formam a identidade do povo alagoano.
“Esta é uma demanda antiga que, em virtude da falta de recursos, não foi possível implementar, mas que agora, com o apoio do reitor Odilon Máximo, segue para a concretização”, frisou o coordenador do projeto, professor doutor Jairo José Campos da Costa que realizará a tarefa com o professor doutor José Adelson Lopes Peixoto.
Campos destaca ainda que a proposta é criar um memorial dos povos indígenas de Alagoas com artefatos dispostos através de uma curadoria envolvendo artistas de cada etnia do Estado, remetendo ao Toré, em formato circular, com toda a representação mística das tradições dos povos tradicionais indígenas.
No local, os visitantes poderão conferir, ainda, a exposição de produções audiovisuais e textuais, obedecendo a uma narrativa construída e compartilhada com vários artistas indigenistas.
Esculturas de divindades
Etnia: Xukuru Kariri – Palmeiras dos Índios/AL
Matéria prima: madeira
Artista: Generosa Maria
Acervo: @museudeculturapopular
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico