Geral

Hipertensos estão entre os grupos mais afetados pela Covid-19

23/04/2021
Hipertensos estão entre os grupos mais afetados pela Covid-19

Nesta segunda, 26 de abril, é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Em meio à pandemia, segundo a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), essa doença chega a afetar mais de um bilhão de pessoas, cerca de 30% da população mundial adulta. Este é o principal fator de risco para problemas cardiovasculares, especialmente doença coronariana e acidente vascular cerebral (AVC), mas, também, para doença renal crônica, insuficiência cardíaca, arritmia e demência.

Conforme a OPAS, em um dos trabalhos feitos em mais de mil pacientes, dos 173 que foram acometidos de maneira severa pela Covid-19, pelo menos 23% tinham pressão alta e 16%, diabetes. Em outro, de 140 internados por causa do coronavírus, cerca de 30% possuíam hipertensão e 12%, a glicemia cronicamente elevada. A cardiologista e professora do curso de Medicina da Unit/AL, Wanessa Guimarães, explica o motivo de os hipertensos estarem entre os grupos mais atingidos pela doença.

“A COVID-19, particularmente, é uma doença pulmonar que provoca inflamação sistêmica devido à alteração que faz nos vasos sanguíneos perpetuando o ciclo inflamatório. Como o hipertenso apresenta endurecimento dos vasos arteriais e venosos, isso pode atrapalhar o fluxo sanguíneo para os órgãos afetados, e por conseguinte, manifestando estados mais graves da doença. Além de promover lesões em outros órgãos, como rins, coração e sistema nervoso durante a infecção”, ressaltou a cardiologista.

Como controlar a pressão alta
A hipertensão ocorre quando a pressão do sangue causada pela força de contração do coração e das paredes das artérias para impulsionar o sangue para todo o corpo acontece de forma intensa, sendo capaz de provocar danos na sua estrutura. A aferição precisa da pressão arterial é essencial para o diagnóstico e o tratamento adequado.

A pressão arterial é medida através de aparelhos como o tensiômetro ou esfigmomanômetro e pode ter uma variação relativamente grande sem sair dos níveis de normalidade. Para algumas pessoas ter uma pressão abaixo de 12/8, como, por exemplo, 10/6, é normal. Já valores iguais ou superiores a 14 (máxima) e/ou 9 (mínima) são considerados como hipertensão, conforme dados do Ministério da Saúde.

Clínica médica e atendimentos gratuitos
A Policlínica da Unit/AL está localizada no Campus Amélia Maria Uchôa, na Avenida Gustavo Paiva, 5017, Cruz das Almas, e oferece atendimentos gratuitos nas áreas de Ginecologia, Medicina da Família e Comunidade, Clínica Médica, Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Infectologia, Gastroenterologia, Obstetrícia, Reumatologia, Ortopedia, Psiquiatria, Neurologia, Nefrologia, Pediatria e Geriatria.

Para garantir atendimento médico, o interessado deve fazer, primeiramente, o agendamento pelos telefones 3311-3209 e 98886-6911, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e de 13h às 16h.

Os atendimentos ambulatoriais acontecem de segunda à sexta-feira, das 7h às 22h, com qualidade garantida pelo corpo docente de médicos da Unit/AL, que acompanha de perto as consultas realizadas pelos estudantes em períodos finais dos cursos de Medicina, e obedecendo a todos os protocolos de biossegurança e distanciamento social.