Geral
Arauz lidera eleição do Equador com 32,72% dos votos –
O candidato de esquerda Andres Arauz liderava, até a tarde deste domingo, 11, a contagem de votos na eleição presidencial do Equador. A contabilização dos votos pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) às 16h03 (horário de Brasília) apontam o Arauz com 32,72% dos votos válidos para presidente do país.
Em seguida seguem praticamente empatados o líder ambientalista e indígena Yaku Perez, com 19,39% e o banqueiro Guilhermo Lasso Mendonza, que tem 19,74%. Logo atrás está Xavier Hervas, com 15,68%.
Arauz é considerado o favorito para vencer as eleições equatorianas, após liderar o primeiro turno da eleição com mais de 30% dos votos.
Filas
As eleições no país ocorrem sob um forte protocolo de biossegurança para evitar o contágio do novo coronavírus. No entanto, este segundo turno das eleições gerais do Equador foi marcado por filas de até 50 pessoas dentro das zonas eleitorais de Guayaquil, neste sábado, 11.
De acordo com o portal de notícias local El Comércio, na Universidade de Guayaquil, localizada no norte da cidade, os eleitores chegaram a partir das 06h30, e o início da votação se deu a partir das 07h30, devido à falta de membros para as mesas votantes.
Autor: Wilian Miron
Copyright © 2021 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil