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Terra que fala: Somos Feitos de natureza

21/03/2021
Terra que fala: Somos Feitos de natureza

Projeto on-line, que une diversas artes, entre elas, gastronomia e agricultura.

O projeto que traz a horta, a floresta, o plantio como uma grande “sala verde” é direcionado ao aprendizado das crianças, por meio da condução lúdica das artes, com contação de história, música, cinema mudo, palhaçaria, brinquedos, brincadeiras e artesanato. Além de possuir a arte como condutora, terá um aprendizado de deliciosas receitas, nutrição e ideias mais sustentáveis, nos dias 23, 24, 25, 26, 29 e 30 de março deste ano.

Em sua 1ª temporada com 6 episódios, traz uma ficha técnica com artistas e profissionais premiados em seus estados e no Brasil, como: Cíntia Aldaci, responsável pela criação do projeto Revolução dos Baldinhos; PricilaTrentin, que ganhou o 2º lugar no Prêmio Paulo Freire em São Paulo; Adelaide Rezende, Doutora no Brincar, com  vários projetos sendo realizados em comunidades do Rio de Janeiro e, agora na quarentena, está bem atuante na Maré; Juliana Manhãs, Doutora e Professora da UNIRIO em danças; Leo Carnevale, mestre em Palhaçaria / Clown, que já esteve pelo Brasil viajando em um barco, visitando cidades e povoados ribeirinhos; entre tantos profissionais da arte ao lado da idealizadora Sandra Calaça, do projeto Terra que Fala, que assina junto a direção e roteiro com Maria Hernandez, idealizadora, argumentista e produtora associada do filme e minissérie de TV “Gonzaga, de pai pra filho” – grande vencedor da Academia Brasileira de Cinema/2013, sobre a relação entre Gonzagão e Gonzaguinha. Com todos estes nomes e muitos outros, já é pensada a 2ª temporada, com busca de parcerias para acontecer no segundo semestre de 2021.

Juntar as artes, em suas diversidades, como: arte, agricultura (em sua cultura do plantar, seja em uma simples horta ou no manejo agroflorestal, num jardim ou apenas o plantio espontâneo ofertado pela natureza) e gastronomia. O projeto, com a união de todos, leva para criança, família e comunidade a observação para a natureza, a perceber que todos são parte dela, e sua maior arte e potência.

Esta é a proposta do projeto “Terra que fala”, que possui cunho social e educativo, e que foi contemplado pela Lei Emergencial Aldir Blanc do Governo Federal, selecionado com o prêmio ‘Arte & Escola’ pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

Os episódios estão sendo filmados por todos Brasil, seguindo todos os cuidados. A programação, totalmente on-line em função da pandemia do novo coronavírus, apresenta um formato que integra arte, escola e agricultura. Assim, é possível uma cultura alimentar e de educação potente e transformadora.

Englobando alimentação e plantio nas hortas, estendendo às hortas escolares, às hortas caseiras, às florestas e ao plantio espontâneo, em um aprendizado conduzido por meio da arte. Serão 6 (seis) episódios de 30 minutos cada, “Workshops / Oficinas Vivas”, que apresenta os detalhes, as receitas e o passo a passo de como se fazer um produto, mas tudo que veio antes da receita. A idéia é seguir e afinar o olhar junto com crianças, o olhar da observação, que leva para o mundo da criação paralelo com o aprender. Em cada vídeo, serão trabalhadas as PANC – Plantas Alimentícias Não Convencionais, que já vêm sendo inseridas tanto nas hortas, nas merendas escolares, em espetáculos de teatro e na cultura da arte gastronômica.

O programa – realizado pela produtora ‘Quero bem’, que tem à frente a multiartista (atriz, fotografa, binquedista, arte-educadora, pesquisadora e Ecochefe de cozinha) Sandra Calaça – é direcionado às Escolas Municipais do Rio de Janeiro e conta com a participação de Clara Melo – filha de Sandra, hoje com 8 anos –, além de outros artistas. “Minha filha está comigo também nesta empreitada. Sempre fui ligada muito à natureza, à terra, e, desde que estava grávida dela, pensava em transportá-la para este mundo. Ela, por ser criança, trabalha tudo isso com as outras, e com um olhar de criança, de forma lúdica”, fala. A transmissão será pelo canal do Youtube da ‘Quero Bem’ e do Instituto “Terra que Fala” (@terraquefala). Também estará disponível ao público em geral, interessado em aprender sobre as diversas formas de utilizar os alimentos oferecidos pela natureza, de forma lúdica e prazerosa.

“Escolhemos oferecê-lo totalmente virtual, por acreditar que vamos conseguir abraçar muito mais escolas. Sabemos que muitas não têm horta, mas elas já vinham sendo implementadas com o Projeto Horta nas Escolas, oferecido em parceria com a Secretária de Educação. Neste ano, o processo foi interrompido por conta da quarentena. Fui uma das mães e artista voluntária, passando por alguns CIEP e EDI, duas vezes por semana estive somando com a equipe de professores e diretores, levando o conceito das PANC para o CIEP Presidente Agostinho Neto, com educação alimentar, através da arte e cultura, introduzindo a alimentação nutritiva e simples a partir do que vem da terra”, explica Sandra.

Em uma de suas pesquisas para os episódio, Sandra traz a jaca, que acredita ser um dos alimentos do futuro, por toda sua potência alimentar e nutricional. “As Jaqueiras chegaram ao Rio de Janeiro 5 anos antes da Família Real e foi trazida ao Brasil pelo Portuguêses, na rota, Índia-Ásia-África-Brasil, e desde então a ‘Cidade Maravilhosa’ teve as Jaqueiras usadas para reflorestamento da floresta da Tijuca pelo Machor Gomes Acher durante 1861-1874. Nos dias atuais alguns projetos acontecem no Rio de Janeiro para divulgar o seu fruto/fruta”, explica Sandra. Com isso, ela preparou diversos pratos saborosos: a jaca verde virou peixe, purê e carne. Uma refeição nutritiva, oriunda da natureza.

“O projeto TERRA QUE FALA neste momento é mais que necessário, pois muitas das famílias que tinham seus filhos com as refeições feitas nas unidades escolares perderam tanto este momento importante para crianças, que estavam com um crescimento no desenvolvimento alimentar. O nosso trabalho transporta os pequenos para o universo da arte e da cultura do alimento. Assim, a gastronomia se torna mais saborosa e colorida, liberando-os do medo de provar e conhecer o alimento. Os alunos tinham contato com a horta, que existia nas escolas ou em espaços improvisados. A horta, a floresta, o jardim são potências para educação, trazendo e dialogando com todas as matérias – podemos chamá-la de ‘sala verde’, onde as matérias são reunidas e depois trabalhadas em sala de aula com cada professor, direcionando para cada matéria, como: arte, biologia, português, leitura, matemática, física, química, inglês, educação física e outras”, diz Calaça.

“Vamos, por meio da arte, potencializar a educação alimentar e empoderar as famílias e as cestas básicas que os alunos estão recebendo. Neste momento que estamos nos mantendo em distanciamento social e longe da escola, vamos possibilitar para toda comunidade escolar um nutrir a partir da sabedoria da terra, pois ela é quem vai nos conduzir nesta jornada, em segurança e em suas casas, em um momento de reconexão com o planeta, com o alimento, com o corpo, com o que comemos e com nossos ancestrais”, finaliza Sandra, convidando todos a participarem como espectador desta grande ação.

Mais sobre o surgimento do projeto “Terra que Fala”:

Projeto criado por Sandra Calaça e sua filha Clara Melo (agora com 8 anos), que ao participar do Prêmio Arte & Escola, pretende dar continuidade ao que já vinha sendo feito como mãe voluntária e aluna, parceiras das Escolas Municipais do Rio de Janeiro com Hortas e sem Hortas em suas unidades.

O trabalho foi interrompido por causa da pandemia e o prêmio torna possível e potencializa o trabalho que vinha sendo feito.  Sandra se uniu às Hortas das escolas para agregar uma alimentação simples e nutritiva, trazendo o Alimento Vivo e apresentando o acrônimo PANC para o aprendizado em busca da soberania e empoderamento alimentar, Plantas Alimentícias Não Convencionais, apresentadas nas hortas e escolas através da arte e de histórias.

Assim, é possível conquistar um paladar mais confiante e um desejo pelo alimento ainda desconhecido, mas que quando apresentado de forma lúdica, com histórias e arte, as crianças se dispõem a provar, a conhecer e a querer plantar, além de estender o aprendizado aos seus familiares. O acrônimo PANC potencializa a escola, as crianças, as famílias, a alimentação e ainda torna possível um resgate histórico com os ancestrais. As Plantas Alimentícias Não Convencionais apresentam um mundo de aproveitamento total do alimento. Nascem espontaneamente. Antes conhecidas como ‘ervas daninhas’, empoderam quem as conhece, ensinam e alimentam-se dela. Com esta oficina, é proporcionado um novo olhar que já vinha sendo despertado e, agora, ganha uma continuidade.

Sobre as criadoras:

Sandra Calaça é Alagoana de Maceió, Atriz, Fotógrafa, Diretora, Ecohef de Cozinha, Arte-Educadora, Pesquisadora, Brinquedista e fundadora do Grupo Quadrante (www.teatroquadrante.blogspot.com), radicada na cidade do Rio de Janeiro há 23 anos,onde trabalha como artista dos palcos, das letras e, agora, na cozinha e na horta, com a agricultura familiar, introduzindo as PANC, Plantas Alimentícias Não Convencionais com a ‘Quero Bem’ e sua “COzinha que também CRUzinha”. Desde 2013, utiliza o alimento como uma de suas ferramentas mais pulsantes e transformadoras para retratar a arte, e comungar junto ao público com um trabalho sensorial e com múltiplas linguagens que tem sempre como base condutora a arte. Veja aqui  https://www.youtube.com/channel/UCg3GIKnO35KzE-988vGKT0g

Clara Melo é falante, comilona, curiosa, saltitante, trocando os dentes, atriz, bailarina, aluna, dançarina de hip-hop, cantora e feliz. Nascida em família de artista, vem crescendo nos bastidores e se destacando nos palcos cariocas desde os 2 anos de idade, quando já gravava vídeos e encantava nos bastidores. Teve sua estreia profissional com o Grupo Quadrante no Espetáculo “Camille Claudel – Uma Mulher”, que esteve em temporada de outubro a novembro 2018, na Casa de Cultura Laura Alvim, produção de Diga Sim Produções/Sandro Rabello. (Crítica – http://www.redesemfronteiras.com.br/noticia_ver.php?id=3897).

Participação no longa-metragem OCEAN GIRL, (Brasil-Japão), direção de DjinSganzerla, filmado em fevereiro de 2019, considerado o melhor filme do cinema brasileiro em 2020. Participação no show do Grupo de música infantil, Parampampa no Teatro Municipal Ipanema em agosto de 2019. Participação da gravação de 3 novas músicas do grupo de música infantil Parampampam em dezembro 2019; Lançamento do single Engraçado em janeiro de 2020 na plataforma digital Spotfy do grupo de música infantil Parampampam, com o segundo single lançado em abril de 2020.

Maria Hernandez é produtora, roteirista e codiretora junto com Luca de castro, dos curtas-metragens “O bordel do simulacro” e “O teste”; diretora, produtora, roteirista e interprete do espetáculo “Amor quente”, em homenagem a poesia de cazuza; idealizadora, argumentista e produtora associada do filme e minissérie de tv “Gonzaga, de pai pra filho” – grande vencedor da academia brasileira de cinema/2013, sobre a relação entre Gonzagão e Gonzaguinha. Produtora e co-autora do livro “Brasil no brics”. Em 2017, produziu o circuito escolar do Festival reimagine rio, em parceria com o cineclube nas escolas, da rede municipal de ensino (sme). Roteirista da série de tv documental de 13 episódios “Sob traçantes” (globo play) sobre personagens reais que transformaram suas vidas, após viver experiências de violência, através da cultura de paz, exibida 2018/2019. Em 2020, lançou em parceria com a riseupandcare, como produtora e co-autora, o livro infantil “O homem-pássaro”, o primeiro da série “Scout à procura de super-heróis”, que conta a história de pessoas que criaram projetos sociais e fazem a diferença nas comunidades em que vivem.

SERVIÇO:

TERRA QUE FALA

Lançamento do Projeto TERRA QUE FALA com sua primeira temporada de 6 episódios.

Cada episódio de 30 minutos traz um universo permeado de natureza (horta, florestas, jardins, plantações), arte, brincadeiras, nutrição, gastronomia com receitas e dicas sustentáveis.

23, 24, 25, 26, 29 e 30 de março, liberado ás 10h da manhã.

No canal TERRA QUE FALA no Youtube

Link do canal: https://www.youtube.com/channel/UCVUqn2zIsyOhjp4l6gtZyqQ

Grupo no WhatsApp (21) 9.6652-3014, liberado para tirar dúvidas durante 15 dias, e pelo e-mail [email protected] e informações no instagram @terraquefala

FICHA TÉCNICA:

Direção geral, criação e coordenação: Sandra Calaça / qUERObEM

Direção e Roteiro: Maria Hernandez e Sandra Calaça

Artistas realizadoras do projeto: Clara Melo* e Sandra Calaça

*que também é aluna da rede de escolas do Municipais do Rio de Janeiro / CIEP Presidente Agostinho Neto.

Artistas convidados / contadores de história / músicos: Abayomi Ladeira, Millor e Juliana Ladeira (Trupe Arte Andarilha), Maria Rita Rezende (Teatro de Roda), Clara Santhana, Carlos Cê Evandro Lordello (Grupo Parampampam), Juliana Manhas, Lilian Amancai, Hissa de Urkiola

Clows: Afonso Xodó (Leo Carnevale) e Eulequicína (Clara Melo)

Artes Plásticas na Educação: Priscila Trentin

Pesquisa e experimentos: Clara Melo e Sandra Calaça

Doutora e Pós Doutoranda no Brincar: Adelaide Rezende

Educação Ambiental: Hortaensias

Revolução dos Baldinhos: Cíntia Aldaci da Cruz/ Comunidade Chico Mendes

Pesquisa Nutricionional: Bruna Prestes

Especialista em brotos: Paula Marroquim / Germinni

Bióloga e especialista em PANC: Domênica Didier

Ecochef e Chef de Cozinha: Sandra Calaça e Wedila Monteiro

Fotografia: João Calaça e Sandra Calaça

Edição: Sandra Calaça

Tradução de Libras: Felipe Oliver

Designer:  Synara Holanda

Divulgação: Bárbara Chataignier

Realização: qUERObEM

 

Terra que fala

 

ROTEIRO DE CRONOGRAMA – 6 EPSÓDIOS – 30 MINUTOS CADA

 

 

1 – FLORESTA ENCANTADA E O INÍCIO DE TUDO (23/03)

O EPISÓDIO TERÁ COMO TEMA OS BROTOS – O MAIOR BROTO, COCO, COM SUA MAÇÃ OU CEBOLA DO COCO – AS PANC (PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS), TIPOS DE HORTAS / AGROFLORESTA E A COMPOSTAGEM.

NESTE EPISÓDIO, SERÁ APRESENTADO O PROJETO, E ASSIM COMEÇAM COM A BASE DELE, HORTA, FLORESTA, AGRICULTURA FAMILIAR, ORGÂNICOS, OS BROTOS E AS PANC (ASSUNTO QUE SERÁ A BASE PARA OUTROS 5 EPISÓDIOS)

 

  • 1 – Brotos, o que são, para que servem, como usar, vitamina B12?
  • 2 – PANC, o que são, para que servem, como surgiram?
  • 3 – Tipos de hortas
  • 4 – Compostagem, o que é, para que servem, como surgiram?
  • Separa o lixo e os 5Rs
  • Compostagem, revolução dos baldinhos
  • Húmus de minhoca
  • Pesquisa Nutricional
  • Doutora no brincar
  • Artes Plástica na Educação e observação da natureza

 

CONDUÇÃO/INTERVENÇAÕ ARTÍSTICA:

  • Contação de história “O SUCO DA FLORESTA ENCANTADA”, com Sandra Calaça e Clara Melo, onde irão preparar o SUCO ENCANTADO

“Na história os brotos, bebês plantas e as PANC transformam o lobo mau em um lobo bom, pois mau só é quem tem medo, quando o Lobo se nutre de vitalidade e amor, ele percebe que não precisa mais ter medo e nem fazer medo para se proteger e, junto com o Curupira, vão proteger Florestas, hortas e jardins.”

  • Produção de tinta natural
  • Germinação e plantação de brotos
  • Teremos uma música (Onde Tudo Começou?!)

RECEITA:

Suco encantado (suco verde)

2 – ELA É NOSSA!

MANDIOCA, MACAXEIRA OU AIPIM… (24/03)

O EPISÓDIO TERÁ COMO TEMA A MANDIOCA E A MACAXEIRA, PASSEANDO POR PLANTAÇÕES, FALAR DA DIFERENÇA ENTRE AS DUAS, APRESENTAR OS PRODUTOS QUE DERIVAM DELAS E COMO PLANTAR, E SE É POSSÍVEL SUA INTRODUÇÃO EM HORTAS.

 

  • 1 – visitar plantação de mandioca e macaxeira
  • 2 – conhecer uma casa de farinha e o seu processo
  • Pesquisa Nutricional
  • Fala sobre o resgate da alimentação
  • Doutora no brincar

 

CONDUÇÃO/INTERVENÇAÕ ARTÍSTICA:

  • Contação de história
  • Ciranda
  • Ciranda tocada no violino
  • Performance no Jequitibá

RECEITA:

  • Maniçoba, Tapioca, Macaxeira Rosti

 

3 – AS RAINHAS, EM A DUPLA PERFEITA!

ORA-PRO-NOBIS, MORINGA, ARROZ E O FEIJÃO (25/03)

O EPISÓDIO FALA DA UNIÃO ENTRE O FEIJÃO E O ARROZ. INTRODUÇÃO DA ORA-PRO-NOBIS E A MORINGA, PANC, JÁ INTRODUZIDAS NA MERENDA E NO PLANTIO EM ALGUMAS ESCOLAS NO BRASIL.

Feijão, arroz e ora-pro-nobis (por que as escolas preparam esta dobradinha e começam a introduzir estas PANC?)

– Feijão vem da América do Sul, maior fonte de proteína dos vegetais, da família leguminosas

– Tipos de Feijão

– Feijão usado na adulação verde.

As leguminosas produzem grande quantidade de biomassa, fornecem nutrientes e melhoram a qualidade do solo, podendo ser usadas como adubo verde para fixar nitrogênio nas culturas. As leguminosas anuais mais usadas são: crotalárias, feijão-de-porco, mucunas, feijão-caupi e guandu…

– Ora-pro-nobis, além de um super alimento, tem função como cerca viva. FOLHAS, FLOR E FRUTO

– MORINGA

  • Pesquisa Nutricional
  • Fala sobre o resgate da alimentação
  • Doutora no brincar

 

CONDUÇÃO/INTERVENÇAÕ ARTÍSTICA:

  • Contação de história
  • Confecção de Instrumento de percussãocom arroz, feijão
  • Música com os instrumentos confeccionados

RECEITA:

  • Feijão com ora-pro-nobis, Arroz florido
  • Suco de Laranja com Moringa

 

4 – DA JAQUEIRA AO MACARRÃO, É PANC! (26/03)

O EPISÓDIO FALA DA JACA COMO FRUTO DO FUTURO E AS PANC EM FLORES E FLOHAS PARA PREPARAR RECHEIOS, MOLHOS E MUITO MAIS. SERÁ PREPARADO O MACARRÃO DESDE SUA MASSA, QUE SERÁ COLORIDA COM FLORES.

  • Pesquisa Nutricional
  • Fala sobre o resgate da alimentação
  • Doutora no brincar
  • Artes Plástica na Educação e observação da natureza

 

CONDUÇÃO/INTERVENÇAÕ ARTÍSTICA:

  • Contação de história
  • Pintura de quadro – JACA
  • Música

 

RECEITA:

  • Peixe Jaca e Purê de Jaca

 

FALAR DAS FOLHAS E FLORES TRADICIONAIS E NÃO TRADICIONAIS (PANC) NO PREPARO DE MASSAS E MOLHOS.

FOLHA DA BATATA DOCE, FOLHA DA RABO DE RAPOSA, FOLHA E TALO DA TAIOBA, BREDO, BREDOELGA, AFAVACA.

FLORES (PAPOLA / HIBISCO E SUAS VARIEDADES, CLITÓRIA (FLOR AZUL / CORANTE NATURAL), XANANA (BOM DIA / ONZE HORAS), JASMIM MANGA, FLOR DO BREDO, FLOR DA BREDOELGA, FLOR DA BATATA DOCE, FLOR DA MORINGA, FLOR DA ABÓBORA, AMOR-PERFEITO, FLORES DE IPÊ, BEIJINHO (MARIA SEM VERGONHA), BEGONINHA DE JARDIM, CENTROSEMA, FLOR DO MELÃO DE SÃO CAETANO.

  • Pesquisa Nutricional
  • Fala sobre o resgate da alimentação
  • Doutora no brincar
  • Artes Plástica na Educação e observação da natureza

CONDUÇÃO/INTERVENÇAÕ ARTÍSTICA:

  • Clown Eulequicína – passeio pegando flores
  • Clown Afonso Xodó – cenas inspiradas no cinema mudo e em Charlie Chaplin, prepara um jantar com um espaguete panc
  • Música

 

RECEITA:

  • Massa de Macarrão com flores

 

5 – O QUE A BANANEIRA DÁ?! (29/03)

O EPISÓDIO TERÁ COMO TEMA A BANANEIRA, E TUDO QUE ELA DÁ, DESDE O FRUTO, MANGARÁ (CORAÇÃO), PALMITO, A FIBRA, O CAULE, ALÉM DE SERVIR DE FILTRO PARA TRATAMENTO DE ÁGUA CINZA E NEGRA.

  • Pesquisa Nutricional
  • Fala sobre o resgate da alimentação
  • Doutora no brincar
  • Filtro de água cinza e negra
  • Mulheres de Fibra – Artesanato feito da Fibra de bananeiras

CONDUÇÃO/INTERVENÇÃO ARTÍSTICA:

  • Brincadeiras / luta
  • Confecção de Espada e capa
  • Música / contação de história / produção da boneca abayomi, feita com fibra de bananeira
  • Música

 

RECEITA:

  • Banana desidrata (desidratador solar caseiro)
  • Caponata de Coração de bananeira e o Palmito de bananeira para o pastelzinho ou Empada

 

6 – PÃO NOSSO DE CADA DIA EM A SOPA DA FLORESTA (30/03)

O EPISÓDIO TERÁ COMO TEMA A BANANEIRA E TUDO QUE ELA DÁ, DESDE O FRUTO, MANGARÁ (CORAÇÃO), PALMITO, A FIBRA, O CAULE, ALÉM DE SERVIR DE FILTRO PARA TRATAMENTO DE ÁGUA CINZA E NEGRA.

 

  • Pesquisa Nutricional
  • Fala sobre o resgate da alimentação
  • Doutora no brincar

 

CONDUÇÃO/INTERVENÇÃO ARTÍSTICA:

  • Confecção de vassoura
  • Confecção de brinco com folhas
  • Música / contação de história

 

RECEITA:

  • Pão com florese castanha de jaca
  • Sopa da Floresta Encantada, com flores, folhas e raízes

 

 

SERVIÇO:

TERRA QUE FALA

Lançamento do Projeto TERRA QUE FALA com sua primeira temporada de 6 episódios.

Cada episódio de 30 minutos traz um universo permeado de natureza (horta, florestas, jardins, plantações), arte, brincadeiras, nutrição, gastronomia com receitas e dicas sustentáveis.

23, 24, 25, 26, 29 e 30 de março, liberado ás 10h da manhã.

No canal TERRA QUE FALA no Youtube

Link do canal: https://www.youtube.com/channel/UCVUqn2zIsyOhjp4l6gtZyqQ

Grupo no WhatsApp (21) 9.6652-3014, liberado para tirar dúvidas durante 15 dias, e pelo e-mail [email protected] e informações no instagram @terraquefala

 

 

FICHA TÉCNICA:

Direção geral, criação e coordenação: Sandra Calaça / qUERObEM

Direção e Roteiro: Maria Hernandez e Sandra Calaça

Artistas realizadoras do projeto: Clara Melo* e Sandra Calaça

*que também é aluna da rede de escolas do Municipais do Rio de Janeiro / CIEP Presidente Agostinho Neto.

Artistas convidados / contadores de história / músicos: Abayomi Ladeira, Millor e Juliana Ladeira (Trupe Arte Andarilha), Maria Rita Rezende (Teatro de Roda), Clara Santhana, Carlos Cê Evandro Lordello (Grupo Parampampam), Juliana Manhas, Lilian Amancai, Hissa de Urkiola

Clows: Afonso Xodó (Leo Carnevale) e Eulequicína (Clara Melo)

Artes Plásticas na Educação: Priscila Trentin

Pesquisa e experimentos: Clara Melo e Sandra Calaça

Doutora e Pós Doutoranda no Brincar: Adelaide Rezende

Educação Ambiental: Hortaensias

Revolução dos Baldinhos: Cíntia Aldaci da Cruz/ Comunidade Chico Mendes

Pesquisa Nutricionional: Bruna Prestes

Especialista em brotos: Paula Marroquim / Germinni

Bióloga e especialista em PANC: Domênica Didier

Ecochef e Chef de Cozinha: Sandra Calaça e Wedila Monteiro

Fotografia: João Calaça e Sandra Calaça

Edição: Sandra Calaça