Geral
Mais um aliado de Trump deixa cargo após presidente incitar protestos nos EUA
O enviado especial do governo americano à Irlanda do Norte, Mick Mulvaney, renunciou ao cargo nesta quinta-feira, dia 7. Ex-chefe de gabinete do presidente americano, Donald Trump, Mulvaney justificou a decisão com a postura do líder da Casa Branca em relação ao protestos violentos ocorridos nesta quarta-feira no Congresso durante a certificação da vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais.
“Liguei para o secretário de Estado Mike Pompeo para informá-lo de que estou renunciando. Não posso fazer isso. Não posso ficar”, afirmou, em entrevista à CNBC. “Aqueles que escolheram ficar, e eu conversei com alguns, estão com medo de serem substituídos por alguém pior”, acrescentou.
Mulvaney se junta à crescente lista de aliados de Trump que deixam o governo por considerarem que o presidente incitou as manifestações violentas. Mais cedo, a chefe de gabinete da primeira-dama Melania Trump, Stephanie Grisham, e o secretário social da Casa Branca, Rickie Niceta, haviam entregado os cargos.
Autor: André Marinho
Copyright © 2021 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico