Geral
Brexit: Eurasia eleva probabilidade de acordo do Reino Unido com UE para 60%
Em grande parte pela pressão imposta pelos novos casos de coronavírus, a Eurasia aumentou a probabilidade do Reino Unido chegar a um acordo pelo Brexit em 2020 para 60%, frente aos 45% anteriores. As dificuldade impostas pela doença tendem a levar o governo britânico a realizar “concessões tangíveis” nas negociações com a União Europeia (UE), avalia a consultoria. No entanto, a análise prevê que avanços só devem ocorrer depois da reunião do Conselho Europeu, nos dias 15 e 16 de outubro.
A Eurásia avalia que os sinais de Londres estão “abrandando retoricamente e substancialmente”, com as múltiplas crises geradas pela pandemia levando o primeiro-ministro, Boris Johnson, a “concluir que agora vai precisar do sucesso político de um acordo”. A consultoria avalia que as negociações para questões técnicas avançaram em áreas como a pesca, questão importante para a França, um dos negociadores mais duros no bloco europeu. Ainda assim, questões como o mercado interno seguem sobre a mesa, segundo a análise.
A Eurásia vê a reunião do Conselho Europeu em outubro como um ponto de partida, não sendo provável ali o anúncio de um acordo, mas servindo para colocar o meio de novembro como prazo final. Além da questão com Paris, a consultoria ainda vê dificuldades em setores como o Parlamento Europeu, que podem representar riscos.
Autor: Matheus Andrade
Copyright © 2020 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil