Geral
Pelosi: não haverá acordo com Reino Unido se ele violar tratado no Brexit
A presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, afirmou nesta quarta-feira, 9, em comunicado que o Reino Unido precisa proteger o Acordo de Belfast (Good Friday Agreement), com o argumento de que ele é um marco para a paz na Irlanda do Norte e “uma inspiração para todo o mundo”. Segundo ela, a separação do Reino Unido da União Europeia, o Brexit, não pode de modo algum colocar em perigo esse pacto, ou “não haverá absolutamente nenhuma chance” de um acordo comercial entre americanos e britânicos.
Pelosi afirma que o Reino Unido precisa respeitar o Protocolo da Irlanda do Norte, confirme assinado com a UE, para garantir o livre fluxo de mercadorias na fronteira. Ela afirma que o Congresso americano pretende defender o Acordo de Belfast.
O governo do premiê Boris Johnson apresentou hoje um projeto de lei para garantir o livre-comércio entre os quatro países que compõem o Reino Unido, entre eles a Irlanda do Norte. Johnson argumenta que o acordo para o Brexit é contraditório e deveria ser reescrito para proteger o país, já que nos termos atuais poderiam isolar a Irlanda do Norte do restante do Reino Unido. A UE, por sua vez, diz que não pretende renegociar o acordo.
Autor: Gabriel Bueno da Costa
Copyright © 2020 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados