Geral
Trump questiona pesquisas eleitorais que o colocam atrás de Biden
Em entrevista iniciada em tom amistoso, mas que ficou tensa logo no princípio, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse hoje ao programa Fox News Sunday que as pesquisas de intenção de voto – inclusive a mais recente da Fox, divulgada hoje – que o colocam atrás do democrata Joe Biden para a eleição de novembro são “falsas”, a exemplo das de 2016, que não conseguiram detectar a preferência do eleitorado pelo republicano frente a então candidata democrata, Hillary Clinton.
“Tenho pesquisas em que estou à frente, inclusive uma em que lidero em cada estado que costuma alternar preferência (entre republicanos e democratas, os chamados ‘swing states’). “As pesquisas da Fox estão entre as piores, como também em 2016”, acrescentou. Ele mencionou que os eleitores republicanos correspondem a uma parcela menor do que a dos democratas nesses levantamentos.
“Biden não é competente para ser presidente. Para ser presidente é preciso ser agudo e durão, entre outras coisas”. Segundo Trump, “Joe nem sabe que está vivo” e quer fazer uma campanha sem se mexer, sem “sair do porão”. “O povo americano não quer isso numa época como a que vivemos”, observou o presidente.
Na abertura do programa, o apresentador do Fox News Sunday, Chris Wallace, disse que tinha uma “notícia” que o presidente “ficará feliz em receber em primeira mão”, de que oito pontos o separam de Biden nas intenções de voto para a eleição de novembro (49% a 41%) no mais recente levantamento da Fox, “em diferença de três a quatro pontos mais estreita do que há um mês¨. A margem de erro da pesquisa, realizada entre os dias 12 e 15 de julho, é de 3 pontos porcentuais.
A pesquisa da Fox mostra que os eleitores consideram Biden mais capacitado do que Trump (51% a 34%) para lidar com a pandemia do coronavírus e com a sensível questão das relações raciais (52% a 31%). Por outro lado, há equilíbrio quando se trata da gestão econômica, onde a diferença de Biden para Trump praticamente desaparece (44% a 43%, respectivamente).
“Entendo que ainda faltam mais de 100 dias para a eleição, mas a essa altura o senhor perde”, disse o apresentador. “Antes de mais nada, não estou perdendo, porque estas pesquisas são falsas. Eram falsas em 2016 e agora são ainda mais”, afirmou Trump.
Contato: [email protected]
Autor: Luís Eduardo Leal
Copyright © 2020 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
2
TV Gazeta de Alagoas lança programação local com três novas atrações diárias
-
3LUTO
Abigail Fernandes é encontrada morta na casa onde morava, em Palmeira dos Índios
-
4JUSTIÇA
Justiça bloqueia R$ 50 milhões de Lula Cabeleira e familiares por loteamento irregular em Delmiro Gouveia
-
5COLISÃO
Caminhão de combustível sofre acidente na Rio-Santos e explosões interditam estrada nos dois sentidos