Geral
Rio tem somente dois hospitais ainda com vagas para tratamento da covid-19
A rede estadual de saúde do Rio está com praticamente todos os leitos destinados ao tratamento da covid-19 ocupados. Os dois únicos hospitais do Estado que ainda conseguem receber pacientes são o Zilda Arns, em Volta Redonda, e o Hospital de Campanha Lagoa-Barra, na zona sul do Rio. Principal foco do novo coronavírus no estado, a capital fluminense está em situação crítica, com 98% de suas vagas de UTI da rede municipal ocupadas.
“Com exceção do Hospital Regional Zilda Arns (cujas taxas de ocupação são de 85% na enfermaria e 86% na UTI) e do Hospital de Campanha Lagoa-Barra (onde há 60 pacientes internados, 42 em leitos de UTI) -, a secretaria esclarece que todos os outros leitos destinados para a covid estão ocupados e que há rotatividade de vagas ocasionadas por altas, óbitos, além de reservas técnicas de leitos para pacientes já internados que possam agravar o quadro clínico, necessitando de UTIs”, informou em nota a Secretaria Estadual de Saúde (SES).
“No total, em toda a rede pública, 363 suspeitos ou confirmados de coronavírus aguardam transferência para UTIs, que podem ser regulados para as diferentes redes, seja ela municipal, estadual ou federal”, complementou a SES.
Considerando o número total de leitos no estado – incluído aí os para tratamento de outras enfermidades -, a secretaria declarou que, atualmente, a taxa de ocupação é de 74% em leitos de enfermaria e 84% em leitos de UTI. Ao todo, 2.266 pacientes estão internados na rede estadual.
Ainda de acordo com a secretaria estadual, até o momento 739 novos leitos para tratamento de pacientes suspeitos ou confirmados de covid-19 foram abertos em todo o Estado. Desse total, 587 são em hospitais de referência, sendo 299 UTIs e 288 enfermarias. Além dessas unidades destinadas, há ainda 152 leitos para o tratamento da covid em áreas isoladas de outras unidades estaduais.
Autor: Marcio Dolzan
Copyright © 2020 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados