Geral
Trabalhadores da Embraer em São José dos Campos entram em greve por aumento real
Os funcionários da Embraer entraram em greve nesta terça-feira, 24, informou o Sindicato de Metalúrgicos de São José dos Campos e Região. Segundo o grupo de trabalhadores, a paralisação na fábrica – a primeira em cinco anos – é por tempo indeterminado.
A greve acontece no âmbito da campanha salarial dos funcionários da fabricante de aeronaves. O aviso de greve já havia sido protocolado na última sexta-feira, 20, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que representa o grupo patronal do setor aeronáutico na campanha salarial.
Os trabalhadores da Embraer reivindicam reajuste de 6,37%, que corresponde à inflação do período somada a um 3% de aumento real, além da renovação da Convenção Coletiva na íntegra.
O sindicato relata que a Fiesp propôs aplicar apenas a inflação do período (3,28%) aos salários, além de extinguir da Convenção Coletiva as cláusulas que garantem estabilidade no emprego para trabalhadores lesionados e que proíbem terceirização irrestrita nas fábricas.
“No início das negociações, a Fiesp havia proposto zero de reajuste e R$ 2.500, rejeitado na mesa pelo Sindicato. Na última rodada, o grupo patronal propôs apenas a inflação, sem abono. Em sua fábrica de Botucatu, a Embraer propôs reajuste salarial pela inflação e R$ 4.000 de abono”, diz o comunicado do sindicato.
Autor: Letícia Fucuchima
Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados